Mundo Anime

Ken Akamatsu fala sobre a liberdade de expressão em mangás

Ken Akamatsu fala sobre a liberdade de expressão em mangás

O famoso mangaká Ken Akamatsu, que agora virou político alertou sobre os perigos e as ameaças à liberdade de expressão em mangás, e que há toda uma pressão internacional para tal censura.

Ken Akamatsu busca atingir objetivos visando a proteção da liberdade criativa em mangás através do meio político. Por isso ele decidiu entrar nesse meio.

Ken Akamatsu fala sobre a liberdade de expressão em mangás

Ele diz o seguinte:

”Certo. A partir de incidentes como o do ano passado, em que uma entidade internacional de mulheres se queixou de um anúncio no Nikkei, podemos dizer que estamos numa época em que a pressão sobre as restrições à liberdade de expressão também vem do exterior, por isso temos de tomar medidas para lidar com esta ameaça.

Ken Akamatsu

Atualmente, existe apenas uma possibilidade muito baixa de que seja aprovada na legislação nacional que restrinja a expressão. No entanto, se forem aprovados acordos internacionais nesse sentido, a legislação nacional terá de ser alterada para se adequar ao acordo, pelo que temos de evitar que este cenário aconteça.”

Akamatsu também falou sobre o boom das IAs nos últimos tempos e como ela está afetando a indústria de animes:

”Em relação à arte de IA, atualmente o que está sendo discutido é a ”transparência do conjunto de aprendizagem de dados”. Para criar arte baseada na IA, é necessário aprender com milhares de milhões de obras de arte existentes, e tem havido críticas de que os detentores de direitos de autor não deram permissão em muitos casos, tornando-a ilegal.

No entanto, fazer com que a IA aprenda ilustração não é ilegal, o termo ”aprendizagem ilegal” está errado desde o início”

Assim seria Metamorphosis como um Filme da Disney
“Metamorphosis” imaginada por IA como um filme da Disney Pixar

Para mim, ter lucro com o uso comercial de ilustrações de IA fornecidas aos criadores usadas como parte do conjunto de dados é o resultado favorável.

Considerando quantos bilhões de ilustrações são usadas, dividir facilmente os lucros é impossível, então a criação de algum tipo de instituição de gestão como o JASRAC para a música, ou algum tipo de fundo para trazer o lucro de volta para a indústria é um método mais realista.

Ou, a venda de IA de geração de imagens que tenha concluído o treinamento também pode ser considerada. Dessa forma, a IA que não seja a versão vendida oficialmente pode ser tratada como ‘versões piratas’, devolvendo algum controle. Dessa forma, os criadores usados como conjunto de dados também podem recuperar o lucro diretamente.

Há algumas pessoas que podem dizer que ”a IA chegou ao ponto em que consegue desenhar ilustrações melhores do que eu”, mas olhe para o mundo do xadrez. A IA tem sido mais forte no xadrez do que os humanos há algum tempo, mas muitas pessoas ainda gostam dela.

Para o mundo dos quadrinhos, espero que as pessoas possam se lembrar da alegria do próprio ato de desenhar.”

E é isso! Para atingir seus objetivos com relação a liberdade de expressão, certamente, Ken Akamatsu ainda tem muito chão pela frente.

Fonte: The21Online via Sankaku Complex

Mangás em promoção aqui.

Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix [email protected]