Kadokawa busca Mangakás Estrangeiros para suprir falta de artistas no Japão

A editora Kadokawa busca mangakás estrangeiros para enfrentar a crescente falta de artistas no Japão e expandir o mercado global de mangás. A iniciativa foi destacada após o concurso Wordless World Manga Contest, que recebeu mais de mil inscrições de mais de 100 países diferentes.
Segundo a empresa, o objetivo é não apenas divulgar o estilo japonês de contar histórias, mas também descobrir novos talentos capazes de criar obras que atendam à demanda do mercado mundial.
Falta de artistas de mangá no Japão

Em entrevista ao Oricon News, Risa Tomisaki, do Departamento Editorial de Mangás no Exterior da Kadokawa, afirmou que o aumento das plataformas digitais elevou a demanda por mangás, mas o número de artistas não acompanhou esse crescimento.
“Há muitos locais para publicar mangás atualmente, mas não temos artistas suficientes para atender a essa demanda. Por isso, buscamos novos talentos, inclusive fora do Japão”, declarou Tomisaki.
O papel dos mangakás estrangeiros
Noboru Segawa, produtor executivo de IP da Kadokawa, destacou a carência de artistas para adaptar light novels e histórias do gênero isekai. Apesar da abundância de obras originais, faltam profissionais para transformá-las em mangá.

Ele ressalta que simplesmente competir por talentos dentro do Japão não resolve o problema, e que a solução está em ampliar o número de criadores. É nesse contexto que a Kadokawa aposta no “mar aberto” dos artistas estrangeiros.
Segawa também apontou para o desafio demográfico do Japão, com baixa taxa de natalidade e envelhecimento populacional, o que torna difícil produzir obras voltadas para públicos jovens. Por isso, a empresa enxerga regiões como o Sudeste Asiático, onde há maior concentração de jovens, como mercados estratégicos.
Além dos mangás, a Kadokawa também planeja aumentar os investimentos em sua divisão de anime. Um dos executivos afirmou que é necessário elevar os orçamentos de produção e mirar no mercado internacional. Países como Brasil, México e Índia foram citados como grandes oportunidades para a indústria expandir seu alcance.
via Oricon
Curte o nosso conteúdo? Considere apoiar o site com uma doação via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro clicando aqui. Você nos ajuda a continuar produzindo e ainda navega sem anúncios! Você também pode comprar Mangás com desconto para apoiar o Site!
