Joguei Ever17: Mistério no Fundo do Oceano

Lançada originalmente para Playstation 2 e Dreamcast em 2002, a visual novel Ever17 é o segundo game na série Infinity, escrita por Uchikoshi (o mesmo criador de Zero Escape e AI: The Somnium Files. Ever17 possui a fama de ser uma das melhores Visuais Novels já lançadas e após 23 horas de jogatina, posso ver o porque.
No dia 6 de março, foi lançado para as plataformas modernas uma versão remasterizada de Ever17, então o game está disponível para PC via Steam, Switch, Playstation 5, porém essa não foi a versão da qual joguei, eu preferi jogar a versão do PSP.
Do que se Trata Ever17?
Ever17 é uma visual novel pura, isso significa que você vai apenas ler a história e os dialogos dos personagens e em certos momentos você vai ter que fazer escolhas.

Essas escolhas vão definir qual personagem você irá controlar e qual garota você vai se envolver, e também se você vai pegar um final ruim ou um final bom.
Ever17 possui ao todo 5 finais diferentes. Temos 4 finais para as 4 heroínas do game, Tsugumi, Sora, Sara e You, só após você ver os finais bons dessas 4 heroínas a última rota é desbloqueada, que é aonde todos os mistérios do game são revelados.
Como é a História de Ever17?
Existe um parque que fica no oceano chamado Lemu, esse parque possui 4 níveis, temos a ilha artificial que fica na supervicie, e o parque mesmo é submerso e dividido em 3 “andares”.

Em cada andar existe várias atrações e é possível ver a vida marinha por janelas, e é ai que a história começa. Um dia um acidente ocorre e as pessoas começam a evacuar o parque, a água começa a invadir os andares e imunda o andar que serve de caminho para a superficie.
Por sorte a grande maioria das pessoas consegue evacuar segura, mas 6 pessoas ficam presas nos andares mais baixo do Lemu, são eles Kuranai Takeshi que foi ao parque com seus amigos.
“Garoto”, que é um rapaz que perdeu a memória (então todos o chamam de garoto), Yagami Coco, uma menininha que foi visitar seu pai, Komachi Tsugumi que está ali por certos motivos. e duas funcionárias do parque, You e Sora.

Então a história passa a mostrar esses 6 convivendo presos no parque enquanto tentam escapar ou esperar por um resgate que eles nem sabem se vai vir. Acontece que eles tem um prazo, em poucos dias a pressão do lado de fora do oceano vai esmagar o parque, e água vai invadir tudo.
Então temos aqui a nossa história, você “controla” dois personagens, Kuranai Takeshi e o “garoto”, ao controlar Takeshi você pode ir para as rotas da Tsugumi e Sora, e ao controlar o “garoto” você ganha acesso as rotas da You e da Sara… quem e Sara né? Eu não disse o nome dela antes.

Esse é só mais um dos vários mistérios que o game apresenta, ao escolher controlar o garoto ao invés de Takeshi, Coco é substituída por uma garota chamada Sara. O game apresenta elementos de sci-fi e muitos mistérios a serem revelados.
Diferenças das Versões de Ever17
Agora vem uma questão complicada, Ever17 foi relançado agora nas plataformas modernas com visuais e cenários muito mais bonitos do que as versões antigas de Playstation 2 e PSP. Uma comparação abaixo:
Versão remasterizada

Versão do PSP

Porém eu escolhi jogar a versão de PSP, que sim apresenta cenários “feios”, vendo as imagens da versão remasterizada, eu queria muito ter jogado o game nela.

Como você pode ver acima, a imagem de cima é a versão remasterizada e a imagem de baixo é a versão do PSP, as duas mostram o mesmo local, totalmente refeito. A versão remasterizada é realmente muito superior.
Porém existe um certo problema na versão remasterizada, a versão que temos na Steam foi baseada no remake que fizeram para o Xbox 360 e que foi lançado em 2011.
Apenas para explicar. Ever17 saiu em 2002 para PS2 e Dreamcast, em 2009 saiu para o PSP (e foi essa a versão que joguei) com algumas melhorias, em 2011 foi lançado um remake para o Xbox 360.
Essa versão apenas de ter melhorado os visuais foi bastante criticada pois o roteiro do game foi reescrito por alguém, o game original foi escrito por Uchikoshi mas a versão de Xbox 360 não foi reescrita por ele.

Vendo as opiniões dos fãs, várias modificações na história foram feitas, como o corte de algumas cenas consideradas desnecessárias, alguns mistérios sendo revelados mais cedo e muitas dicas do que iria acontecer, na opinião de muitos a história ficou pior.
Dito isso eu preferi jogar a versão original e não vi tantos problemas não e adorei o roteiro original, como não joguei o remaster não sei quais foram as mudanças feitas.
Finalmente, o que eu achei de Ever17?
SENSACIONAL!

A HISTÓRIA É INCRÍVEL, o cenário das 6 pessoas presas em um parque no fundo do oceano é chamativo de uma forma que não consigo explicar, e os mistérios que surgem um após o outro são de matar um.
Tem uma cena que me deixou arrepediado e me fez pular da cadeira pois era algo que eu simplesmente não estava esperando, e foi meio assustador também. Se você jogou 999, vale eu dizer que muito do que ocorre em 999 ocorre aqui também, então Uchikoshi reaproveitou elementos de Ever17 para colocar em 999, mas sinceramente, mesmo amando 999 eu prefiro Ever17.

Se você for jogar, fica o aviso de que é necessário jogar as 4 rotas iniciais, elas vão responder poucas perguntar e eu acho necessário para conhecer todos os personagens bem, a última rota que leva ao final verdadeiro vai responder tudo e será uma sequência sem parar de plot twists que vai te deixar sem norte.
No total eu levei 23 horas para completar Ever17, e usei um guia para facilitar e pegar todos os finais bons de cara, que é o que eu recomendo se você for jogar a versão de PSP, caso vá pelo remaster, os menus devem ajudar bastante;
Ever17 MINHA NOTA: 4.5 de 5
Uma das melhores histórias que já vi em um game.
Apoie a Você Sabia Anime via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro aqui. Ajude o site a continuar no ar!
