Anime Joystick

Joguei Atelier Yumia!

Compartilhe esse Post!

Joguei Atelier Yumia

Recentemente eu terminei o jogo Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land ao qual aqui irei apenas me referir como “Atelier Yumia”. Yumia faz parte da série de JRPGs Atelier, que existe desde o Playstation 1.

Existem mais de 20 jogos da série principal de Atelier e Yumia é o 5º jogo da série que eu zero, sendo que os anteriores foram Atelier Ryza 1 e 2 e Atelier Sophie 1 e 2.

Enfim, eu joguei a versão de PC de Atelier Yumia, tendo feito todas as conquistas e tendo jogado um total de 73 horas, você pode ver aqui no meu perfil da Steam.

Do que se Trata Atelier Yumia?

Atelier Yumia é um JRPG aonde você controla a alquismista da vez, que é uma garota chamada Yumia que é uma alquimista, e diferente dos jogos anteriores, Yumia é mais sério.

Aqui alquimia é considerado um “tabu”, e é algo mal visto, tanto que em certas regiões pedem que a Yumia nem diga que ela é uma alquimista. O jogo é mundo aberto com um mapa bem grande para ficar visitando os vários locais, ao mesmo tempo você tem um atelier principal para fazer alquimia mas você pode montar bases ao longo do mapa para não precisar toda hora voltar para o atelier.

Como é a História de Atelier Yumia?

Basicamente a mãe de Yumia era uma alquimista mas ela acaba por morrer, então ela por amar sua mãe e alquimia, decide se juntar a uma expedição que visa explorar o antigo território de um império conhecido como Aladiss, que ruiu devido a uma catastrofe desconhecida.

Atelier Yumia
Esse aqui é o único print nesse post que fui eu que tirei do meu jogo

E ela por ser uma alquimista, que é algo ruim nesse mundo, muitos dos exploradores veem ela de forma negativa, mas ela quer descobrir o que rolou no passado para entender porque alquimia é vista de forma tal negativa.

Finalmente, Joguei Atelier Yumia, o que achei do jogo?

O jogo É BOM!

Vamos lá, esse é meu 5º jogo da série Atelier e Yumia é bem diferente de Ryza e Sophie em um importante aspecto, a alquimia. Em Sophie e Ryza eu passei bastante tempo fazendo a alquimia porque é assim que você faz os seus itens.

Sabe em outros games que você compra itens de cura, armas, armaduras etc? Em Atelier você precisa primeiro pegar ingrediantes na natureza e dai você vai para o seu atelier aonde com alquimia você monta seus itens e equipamentos.

E tem mais, cada “ingrediente” que você pega no mapa é diferente um do outro, por exemplo, vai que você pega “água”, e depois você pega mais água, a primeira água que você pegou pode ter menos qualidade que a segunda água, então você pode acabar fazendo a mesma arma ter status diferente.

Só explicando rápido como funciona a alquimia, primeiro vá para o mapa explorar e coletar coisas na natureza como plantas, minerais, liquidos, até monstros:

Atelier Yumia 3 scaled

Ai você volta para o seu atelier, que é a sua base e escolhe o que você quer criar com alquimia, veja na tela abaixo você pode ver várias armas que são para os personagens de seu grupo.

Atelier Yumia 2 scaled

E após selecionar o item em questão, é hora de botar os “ingredientes”, veja ali no canto quantas coisas você coleta para usar na alquimia e construir qualquer item.

system ss synt 03 en

No caso de Atelier Yumia, eu me concentrava mais em itens que possuem ressonância maior em vez de qualidade, em Ryza e Sophie eu me concentrava mais em itens com qualidade maior, mas aqui ressonância maior se provou melhor para eu construir itens melhores.

Mas em Atelier Yumia eu passei muito pouco tempo fazendo alquimia, porque o principal do jogo ta na história e exploração do mapa, além disso eu senti que Yumia tem muito menos itens para se fazer com alquimia comparado com Sophie e Ryza, então Yumia se parece menos com um jogo da série Atelier comparado com os outros.

No mais, a exploração é legal, veja por exemplo uma parte do mapa abaixo:

Atelier Yumia 1 scaled

Como eu disse, diferente de Ryza e Sophie que tinham “areas limitadas”, Yumia é totalmente mundo aberto, e na história do jogo você faz parte de uma expedição que vista explorar essa área toda para descobrir o que rolou com o império antigo, então você tem várias areas para ir, e eu visitei tudo já que fiz todas as conquistas, o que me levou 73 horas de jogatina.

O jogo também é bem fácil ta, eu acabei ganhando Yumia de aniversário, foi presente de um querido amigo, dai logo eu decidi que iria fazer tudo no mapa, então eu por muitas e muitas horas ficava explorando o mapa para preencher ele e coletando os itens para a alquimia, por conta disso eu acabei upando muito rápido e durante o jogo inteiro, eu nunca tive problema nas batalhas.

Acabei chegando no level 124 com todos os personagens e com armas e equipamentos bem fortes, e o chefe final foi extremamente fácil, meu HP nem chegou a diminuir muito.

Yumia tem um “pequeno” problema temporário que é muito motivo de reclamação na Steam que é bugs, o jogo foi lançado em março e pelo que eu vi falarem, tava cheio de bugs, durante minhas 70 horas de jogatina eu acho que acabei encontrando uns 4 bugs, o pessoal da desenvolvedora tem atualizado o jogo para corrigir os bugs, mas eu finalizei Yumia nessa semana e ainda encontrei uns bugs lá.

Enfim, no mais, eu não gostei tanto de Yumia quanto de Sophie e Ryza, mas mesmo assim eu me divertir, em Sophie e Ryza eu fazia muita alquimia e era muito divertido e eu passava horas só criando itens, em Yumia a alquimia é mais fraca na minha opinião, mas eu gostei de ficar andando pelo mapa e vendo os personagens conversarem!

Atelier Yumia MINHA NOTA: 3.5 de 5


Se você gosta da Você Sabia Anime e quer ver mais conteúdos como este, que tal dar uma força? Envie um PIX para vocesabiaanime@gmail.com ou vire membro por aqui. Obrigado por acompanhar!