Pesquisa diz que Jogos sexualizados não causam danos a saúde mental dos jogadores
Então, jogos sexualizados não causam danos a saúde mental dos jogadores? Polêmicas de tudo quanto é tipo acompanham os games há décadas, além de outras mídias também, né.
Uma treta envolvendo games que eu me lembro bem é aquela de que supostamente eles deixam as pessoas mais violentas. Felizmente, saíram diversos estudos que afastam essa possibilidade, e isso ficou no passado.
Agora pelo que parece, algumas pessoas levantaram preocupações de que o retrato sexualizado das mulheres tenha efeitos negativos sobre os jogadores.
Para entender melhor se jogar vídeo game está associado à diminuição do bem-estar do jogador ou ao aumento da misoginia, os autores da pesquisa atual usaram uma técnica estatística conhecida como meta-análise pra avaliar sistematicamente os resultados de pesquisar anteriores. Confira abaixo.
De acordo com pesquisa, jogos sexualizados não causam danos a saúde mental dos jogadores
”Há duas décadas eu vemho estudando os efeitos dos vídeo games nos jogadores, a maior parte na violência. Acho que a maioria das pessoas passaram a aceitar que não há relação entre vídeo games violentos e agressão ou crime violento”, explicou o autor do estudo, Christopher J. Ferguson.
”No entanto, as pessoas ainda fazem muitas perguntas sobre a sexualização e se os jogos tornam os jogadores masculinos mais sexistas em relação às mulheres ou se até mesmo as jogadoras experimentam mais insatisfação corporal e outras preocupações com o bem-estar. É um campo de pesquisa muito menor do que o campo da violência, por isso esperávamos trazer alguma clareza a ele.”
Ferguson e sua equipe de pesquisa realizaram uma meta-análise de 18 estudos relevantes. Todos os estudos incluíram uma medida de exposição a vídeo games gerais ou sexualizados. Quinze dos estudos mediram agressão contra mulheres ou atitudes sexistas, enquanto 10 estudos mediram resultados relacionados a depressão, imagem corporal ou ansiedade.
Os pesquisadores não conseguiram econtrar uma ligação estatisticamente significativa entre vídeo games e atitudes sexistas ou bem-estar psicológico. ”No geral”, o ”pânico moral” sobre vídeo games e sexualização está seguindo um padrão de ”pintar por números” do debate sobre vídeo games. Muita hipérbole e indignação moral, mas muito pouca evidência de que os vídeo games estão causando qualquer ”prejuízo” aos jogadores”, disse Ferguson.
”Como uma questão puramente de ”saúde pública”, isso não parece ser uma grande preocupação. Isso não significa que as pessoas não possam defender melhores representações das mulheres nos jogos. Eles só precisam ser cautelosos pra não fazer alegações de ”dano” que podem ser facilmente desmascaradas, questionando assim o que poderia ser objetos razoáveis de advocacia.”
Os pesquisadores também avaliaram a qualidade dos estudos, examinando fatores como pré-registro, medidas padronizadas, classificações independentes de conteúdo de vídeo game e o uso de variáveis de controle.
”A principal ressalva é simplesmente que muitos dos estudos não são muito bons”, disse Ferguson
”A boa notícia é que os estudos de maior qualidade eram menos propensos a econtrar evidências de efeitos negativos do que os estudos de qualidade inferior. Em alguns casos, os estudiosos provavelmente inseriram suas opiniões morais pessoais nos estudos, mesmo que não intencionalmente. É verdade que ainda é uma área de pesquisa bem pequena, mas esses dados iniciais foram tão decepcionantes que não tenho certeza de que haja muito a ser extraído aqui.”
”Obviamente, passamos por esses ciclos de culpar a mídia por problemas sociais, pelo menos com a mídia fictícia, as evidências geralmente revelam que provavelmente estamos usando a mídia como bode expiatório e a ficção raramente causa problemas sociais. Mias uma vez, pra ser justo, defender uma melhor representação das mulheres nos jogos pode ser uma causa digna, mesmo que os jogos não causem efeitos nocivos. Eu apoio esses esforços, apenas espero que os defensores não deturpem as evidências como parte de seus esforços (o que infelizmente, é muito comum entre os grupos de defesa).”
Eu busquei alguns comentários no Reddit sobre esse assunto, confiram abaixo o que eu encontrei:
”Infelizmente, as pessoas parecem ter esquecido que a arte imita a vida. Nós éramos degenerados muito antes dos vídeo games nos puxarem pra isso”
”Sim, como podem perceber, a maioria das pessoas são capazes de separar a fantasia da realidade.”
”Considerando tudo o que é sexualizado, como TV, filmes, publicidade e mídias sociais, não vejo por que os vídeo games sexualizados teriam muito efeito.”
”Estudo após estudo pra provar a mesma coisa: Não, os vídeo games NÃO são o motivo pelo qual a sociedade está descendo pelo ralo. Quando os livros se tornaram baratos o suficiente para que os plebeus os colecionassem, esses mesmos pseudo-moralistas estavam soando o alarme sobre as pessoas lendo livros.
Infelizmente, isso precisa ser dito: Só porque você odeia outras pessoas se divertindo, não significa que você está cuidando dos melhores interesses da sociedade. Se divertir faz parte de uma vida saudável.”
Enfim, o que vocês acham?
Via: PsyPostName
…
Clique aqui e tenha 3 meses da Amazon Music
Se torne membro Yuushas ou Maous AGORA e ganhe mais 2 meses!
Agora além de virar membro é possível ajudar diretamente a Você Sabia Anime, você pode apenas doar para o pix [email protected], agradecemos imensamente toda ajuda!