Mundo Manga

Ilustradora é Dispensada após Discutir seu Pagamento

Compartilhe esse Post!

Ilustradora é Dispensada após Discutir seu Pagamento

Nós sabemos que autores de mangás trabalham bastante, Oda por exemplo dorme poucas horas por dia, e às vezes surgem histórias como a da mangaka Usami Mine, que em maio compartilhou em seu perfil uma situação desconfortável pelo qual ela passou.

Ilustradora é Dispensada após Discutir seu Pagamento

Em maio, Usami Mine publicou o seguinte em seu perfil:

“A tristeza de ter o seu projeto encerrado repentinamente após tentar negociar o valor do pagamento pelos manuscritos. Além disso, disseram que o pagamento seria reduzido com base em regras que nem estavam no contrato. É a realidade de que, mesmo trabalhando com honestidade, podem te dispensar sem nem ao menos uma conversa… Sinceramente, está bem difícil lidar com isso.”

Pelo que Usami disse, ela estava para começar um novo projeto, ela não disse se ela iria começar um novo mangá, ou trabalhar como uma ilustradora, e ela também não mencionou qual a empresa que ela estava negociando.

Mangaka tem Manga Cancelado apos discutir seu Pagamento 1

Mas pelo que ela disse, o seu projeto foi cancelado quando ela tentou negociar seu pagamento pelos manuscritos, provavelmente a empresa não gostou dela negociar um pagamento ou queriam pagar pouco para ela.

Usami continua:

“Oferecerem 6.000 ienes (R$ 224) de pagamento inicial por manuscrito nessa era de inflação me deixou bem meh. Sou grata por terem aumentado o valor depois da negociação, mas pensar que teria ficado assim se eu não tivesse falado nada me faz refletir sobre as pessoas que não conseguem falar. Eu realmente espero que essa indústria consiga construir relações mais igualitárias…”

Ela disse que apesar de ter tido o projeto cancelado, ela ficou feliz de ter ao menos tido a oportunidade de negociar um pagamento para ela, e ela imagina quantas pessoas por ai que simplesmente não falam nada e aceitam um baixo pagamento.

Mangaka tem Mangá Cancelado após discutir seu Pagamento

Usami então relembra quando ela trabalhou como assistente, e o quão terrível era:

“O primeiro local onde trabalhei como assistente me pagava o equivalente a 400 ienes por hora (400 ienes da R$ 14)… Gritarem comigo era normal, eu até tinha que limpar as fezes dos animais de estimação. O banho era a cada dois dias, por apenas 15 minutos. No café da manhã, só me davam arroz branco, sem acompanhamento.

Só estou contando isso porque não dá para identificar o lugar… Mas o fato de ter sido um local onde fui parar por indicação deixa tudo ainda mais amargo. (risos)”

Que tenso! Muitos são os ilustradores que trabalham como assistentes, ajudando na arte, imagine você ser contratado para trabalhar fazendo ilustrações e ter que limpar coco do animal dos outros e ter tempo limite para tomar banho e comer só arroz.

Usami possui um traço bonito, ela ainda é uma autora pequena, com poucos seguidores no twitter, mas ela recebeu muitas mensagens de apoio.


Curte o nosso conteúdo? Considere apoiar o site com uma doação via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro clicando aqui. Você nos ajuda a continuar produzindo e ainda navega sem anúncios!