Mundo Anime

Sora 2 protege Disney e Marvel, mas não IPs japonesas

Compartilhe esse Post!

Sora 2 protege Disney e Marvel, mas não IPs japonesas

E foi lançado recentemente através da OpenAI um novo modelo de geração de vídeo chamado Sora 2 que, de acordo com a descrição no seu site oficial, ele é mais fisicamente preciso, realista e mais controlável do que os sistemas anteriores.

Porém, ao que parece, apenas IPs americanos como a Disney e a Marvel estão protegidas de violação de direitos autorais, mas absolutamente nenhum IP japonês está protegido do uso dessa IA generativa.

Sora 2 protege Disney e Marvel, mas não IPs japonesas

Essa IA Sora 2 foi capaz de replicar personagens da Nintendo quase perfeitamente, mas uma demonstração recente das capacidades do Sora 2 viralizou no canal japonês chamado X por apresentar muitos dos personagens de animes famosos do país.

IA Sora 2 protege Disney e Marvel, mas IPs japoneses não

Como clipes falsos de Dragon Ball e Naruto a cenas com personagens de Demon Slayer, Tokyo Ghoul e até mesmo títulos do Studio Ghibli como a Viagem de Chihiro.

mega ofertas prime

Um jornalista de jogos disse ao Yahoo Japan coisas sobre a inconsistência da IA Sora 2 ao proibir geração de vídeos relacionados a mídia americana como Disney e Marvel, mas pelo visto, não protege o conteúdo japonês em nada.

”Eu mesmo testei Sora 2, mas senti que isso representa um sério problema jurídico e político. Precisamos tomar medidas imediatas se quisermos proteger os principais criadores japoneses e a indústria de conteúdo nacional. Eu me pergunto por que os personagens da Disney e da Marvel não podem ser exibidos”.

Inserir prompts como ”Branca de Neve” de fato parece fazer o sistema avisar que isso pode violar os padrões de segurança da plataforma. Porém, o mesmo aviso não aparece para conteúdo japonês e o mesmo pode ser produzido tranquilamente.

Atualização: Antes dessa matéria ir ao ar, a OpenAi soltou um comunicado que iria alterar a Sora 2 para proteger obras de anime.

Via: Automaton