Japão Estranho

Homem usava IA de Mulher para Enganar Outros com Conselhos Amorosos

Homem usava IA de Mulher para Enganar Outros com Conselhos Amorosos

Nos últimos anos, a tecnologia avançada possibilitou a criação de personas virtuais que vêm transformando a forma como nos comunicamos online.

Criadores de conteúdo, como as VTubers, frequentemente usam personagens digitais para se conectar com seus públicos, proteger sua privacidade ou até mesmo superar inseguranças pessoais. Contudo, o uso dessas tecnologias também abre espaço para fraudes e o exemplo de hoje mostra um desses casos.

Homem usava IA de Mulher para Enganar Outros com Conselhos Amorosos

Em Moriguchi, Osaka, um homem de 33 anos chamado Kaiga Yokota foi preso após criar uma personagem fictícia incrivelmente realista, dando o nome de Miru Nanase, utilizando inteligência artificial. Yokota usou a personagem para atrair seguidores e promover serviços de consultoria amorosa, alegando que ajudaria seus clientes a se tornarem mais atraentes para o sexo oposto.

Homem usava IA de Mulher para Enganar Outros com Conselhos Amorosos

Miru Nanase conquistou rapidamente uma base de cerca de 90 mil seguidores no Twitter/X até meados de 2024. Yokota oferecia conselhos sobre aparência, personalidade e habilidades de comunicação, prometendo transformar a vida amorosa de seus clientes. Para contratar seus serviços, os interessados precisavam agendar consultas via aplicativo LINE (o Whatsapp do Japão).

No entanto, a ausência de respostas a perguntas e a falta de depoimentos sobre a eficácia dos serviços levantaram suspeitas sobre a legitimidade do negócio e até mesmo sobre a existência real de Miru Nanase.

Em 5 de dezembro de 2024, Kaiga Yokota foi preso sob suspeita de fraude. De acordo com as investigações, wle chegou a receber 1,25 milhão de ienes (mais de R$40 mil) de um homem de 35 anos na província de Nara entre abril e maio, prometendo conselhos amorosos e orientação para negociações de câmbio (FX)

As contas de Miru Nanase no Instagram e no Twitter foram desativadas após a prisão de Yokota no início de dezembro sob a acusação de fraude. O suspeito admitiu ter realizado a transação, mas negou ter enganado a vítima, argumentando que o cliente acreditou por vontade própria na persona de IA.

O caso de Yokota levantou questões éticas sobre o uso de avatares de IA. Embora criar uma personagem virtual seja comum entre criadores de VTubers, a diferença aqui é o uso deliberado da imagem de Miru Nanase para enganar e lucrar. Muitos homens solitários foram atraídos pela aparência da personagem e acreditaram que estavam recebendo ajuda legítima de uma moça muito linda.

fonte > Soranews

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube