Guia de Utawarerumono: A ordem para jogar os games e assistir os animes
A série Utawarerumono foi criada em 2002 pela Leaf. A série tem uma variedade de entradas, com a maioria caindo no gênero visual novel – RPG. Entre essas entradas, também houve vários tipos diferentes de mídia alternativa para aproveitar a história e, por isso, muitas pessoas acabam ficando confusas. Confira abaixo um guia de Utawarerumono.
Guia de Utawarerumono: A Ordem dos Jogos
1 – Prelude of the Fallen
Utawarerumono tem dois protagonistas principais: Hakuowlo e Haku. O primeiro jogo da série, Prelude of the Fallen, conta a história de Hakuowlo. Canonicamente, este é o primeiro jogo da linha do tempo da série, então os jogadores devem começar aqui se quiserem partir desde o início.
2 – Mask of Deception
Depois do primeiro jogo, a série muda de protagonistas. O Mask of Deception conta a história de Haku e Kuon. Se os jogadores quiserem ir em ordem cronológica, eles devem optar por jogar Mask of Deception depois de jogarem Utawarerumono. Ambos podem ser jogados e apreciados como histórias independentes.
O Mask of Deception marca a primeira aparição de Haku, outro homem amnésico, que é encontrado pela filha de uma vila próxima chamada Kuon. Mal sabe Haku que ele é crucial para as lendas do mundo. Enquanto isso, seu parceiro Kuon tem mais para ela do que aparenta.
3 – Mask of Truth
A parte final da triologia Utawarerumono, o Mask of Truth marca a conclusão da história de Haku e Kuon após Mask of Deception. O Mask of Truth não é realmente um jogo autônomo que pode ser jogado sem qualquer contexto, pelo menos não para jogadores que gostam de um enredo conclusivo. Para ter uma boa compreensão de tudo que ocorre no jogo, é recomendável que os jogadores joguem o Mask of Deception antes.
Utawarerumono: Zan
Dos dois jogos paralelos atualmenta na série, Utawarerumono: Zan foi o primeiro a ser lançado em 2018. Ao contrário dos romances visuais dos principais jogos da série. Se trata de um jogo hack-and-slash que adapta os eventos do Mask of Deception.
Já o Utawarerumono: Zan 2 adapta os eventos do Mask of Truth também no estilo hack-and-slash. Ideal pra quem gosta de ação.
Monochrome Moebius: Toki no Taika
Monochrome Moebius ainda não foi lançado. O game segue em desenvolvimento e é provável que seja lançado em algum momento de 2022. Os fãs devem ficar de olho, pois pode ser que o título estabeleça um precedente para a série avançar.
Guia de Utawarerumono: Anime e outras mídias
Além dos jogos, Utawarerumono também teve várias adaptações pra anime: Um original feito em 2006, Utawarerumono: The False Faces em 20215 e Utawarerumono: Mask of Truth lançado em julho desse ano.
Utawarerumono adapta o primeiro jogo da série, Prelude of the Fallen. Utawarerumono: The False Faces, embora o nome possa sugerir uma história completamente diferente, adapta a segunda entrada da série, Mask of Deception. E claro, o Mask of Truth adapta seu homônimo, a parte final da série.
Vocês não precisam assistir os animes pra entender completamente o enredo dos jogos, nem vice-versa. Em vez disso, os espectadores podem escolher qualquer meio que melhor se adapte ao seus gostos: Uma série interativa de vídeo game, uma série de anime descontraída ou talvez ambos.
Sobre os mangás
Além da série de vídeo games e da subsequente adaptação do anime, também houve dois lançamentos de mangá para a série Utawarerumono, ambos focados nos personagens encontrados em Prelude of the Fallen.
Confira também a melhor ordem para assistir Fate.
Via: GameRant