Governo Japonês vai usar IA para Combater Sites Piratas de Animes
A fim de proteger obras de mangás e animes contra publicação ilegal em sites piratas, a Agência de Assuntos Culturais do Japão anunciou a criação de um sistema avançado que utiliza inteligência artificial para detectar conteúdos não autorizados na internet. A medida busca frear o prejuízo financeiro e proteger os direitos autorais dos criadores segundo eles.
Segundo estimativas da agência, os prejuízos causados por sites piratas ultrapassam 2 trilhões de ienes (cerca de 14 bilhões de dólares) por ano. O problema se agravou em 2023, com o aumento expressivo de novos sites e acessos, especialmente durante o verão.
Governo Japonês vai usar IA para Combater Sites Piratas de Animes
Para implementar uma solução mais eficaz, o governo japonês alocou aproximadamente 3 bilhões de ienes no orçamento suplementar deste ano. O objetivo é criar um sistema que utilize IA para identificar automaticamente sites piratas por meio de características como layout, anúncios, e imagens de conteúdo fornecidas por editoras.
Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de um processo simplificado para que os detentores de direitos autorais possam solicitar a remoção de materiais detectados de forma mais rápida e eficiente.
Benefícios da Automação com IA
A detecção manual de sites piratas é considerada demorada e dispendiosa. Com a implementação do sistema de IA, a agência espera criar um método mais eficaz para reduzir o número de sites ilegais e reforçar a proteção dos direitos autorais de criadores e editoras.
A Agência de Assuntos Culturais declarou: “Encontrar sites piratas manualmente é um processo caro e limitado. Queremos estabelecer medidas práticas e efetivas para diminuir os sites piratas e proteger os detentores de direitos.”
Fonte NHK
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- APOIE o Site virando Membro aqui e navegue no site sem propagandas! PREÇOS PROMOCIONAIS!!