Fanart de Dandadan Causa Controvérsia
Uma polêmica internacional tomou conta do Twitter nos últimos dias, envolvendo até os japoneses. Tudo começou quando um jovem de 16 anos (segundo o que falam) pegou uma cena de Dandadan e editou os personagens Okarun e Momo, mudando a raça deles para pessoas negras.
Abaixo a cena original:
E a edição de Lynn, modificando a raça de Okarun e Momo:
A publicação de Lynn então gerou um grande debate no Twitter, com muitas pessoas reclamando de que é errado alterar a raça de personagens já estabelecidos e que isso é racismo contra os japoneses.
Existem muitas pessoas que defendem a fanart, com alguns afirmando que “transformar personagens brancos em negros” não é danoso e sim algo positivo, enquanto que o oposto sim é racismo. A treta inicialmente estava apenas no ocidente mas chegou ao Japão.
Surpreendentemente uma boa parte dos japoneses levantaram suas vozes contra isso, com muitos afirmando que é racismo contra eles alterar a cor de Momo e Okarun, outro dizendo que isso nem se qualifica como fanart, pois a pessoa apenas os pintou, sem nem ter desenhado, etc.
Abaixo tem algumas reações dos japoneses:
- “No final das contas, a raiva vem do ‘duplo padrão’. Quando clareiam a pele de um personagem (whitewashing), dizem que é ‘racismo’ e ficam furiosos. Mas, por outro lado, fazem blackwashing abertamente e, quando recebem críticas, dizem que é ‘racismo’. Então, o blackwashing que fazem não seria racismo?”
- “Parece que a Miku brasileira não tinha esse problema.”
- “Bem, se fosse o contrário, com certeza causaria uma polêmica enorme.”
- “Não é à toa que o Trump ganhou.”
- “Eles reclamavam de whitewashing em filmes e coisas do tipo, mas agora fazem blackwashing de verdade. Isso é absurdo.”
- “Tem personagens negros estilosos em obras como Bleach ou Naruto, mas eles ignoram isso e transformam outros animes em negros. Isso é muito desagradável.”
- “Por que deveríamos nos envolver em alguma correção política incompreensível para considerar o mundo quando nós, japoneses, estamos fazendo anime para o povo japonês?Se você quer tanto assistir anime, por que você simplesmente não cria seu próprio ideal em seu próprio país?
Se a cor da pele te incomoda tanto, por que você simplesmente não assiste anime japonês? Faça seu próprio anime que você gosta e assista sem plagiar”
- “Eles só estão se aproveitando de uma cultura estrangeira, então por que agem de forma tão arrogante?”
- “Até os dubladores de lá estão se metendo nisso?”
- “Bom, eles reclamam quando um artista japonês desenha a cor de pele de um personagem mais claro”
- “Existe algum sucesso gigante em que negros fizeram tudo, desde a história original até a adaptação para a tela?”
- “É por isso que fica difícil usar personagens negros em animes. Eles sempre reclamam.”
- “Os negros reclamam dessas coisas, né?”
- “Negros têm um complexo sobre serem negros. Eles tentam se consolar transformando os outros em negros.”
- “Então por que não fazem logo uma obra de sucesso com um protagonista negro?”
Provavelmente o grande motivo do porque os japoneses se envolveram nessa polêmica seja pelo que aconteceu com o autor de Pop Team Epic uns meses atrás. Para quem não soube, ele fez uma fanart da Marina do game Splatoon, que e a personagem abaixo:
Porém na fanart dele a Marina está com a pele mais clara, essa fanart chegou no lado ocidental e ele recebeu muitos comentários maldosos, de gente o acusando de várias coisas, no final ele disse que a culpa era dele e pediu desculpas, como atingiu um autor japonês o caso foi amplamente divulgado na internet japonesa o que gerou muita revolta na galera.
- “<<< permitido,
>>> não permitido,
o quê?”
Para justificar o hate que o autor de Pop team Epic sofreu, uma pessoa respondeu o tweet acima com: “Desenhar eles com a pele mais escura vem da inclusão e diversidade (positivo), enquanto que deixar com a pele clara vem de racismo (negativo), não é tão dificil de entender”.
O comentário acima recebeu essa resposta: “No seu país, vocês não aprendem a palavra “igualdade” na escola? Quando é permitido mudança dependendo da raça, isso não é “igualdade”; é chamado de “discriminação”.
Uma pessoa então tentou justificar o hate que o autor de Pop Team Epic recebeu, dizendo o seguinte: “O da esquerda é por diversão, a pessoa na esquerda pensou: ”imagino o que meus personagens favoritos seriam se fossem como eu”, enquanto a pessoa na direita apenas desenhou a Marina e não viu nada errado nisso, você tem que perguntar porque ele desenhou ela clara, provavelmente ele tem alguma intenção nisso”.
Então recebeu essa resposta: “Certo, certo, entendi. O que você está dizendo é: “Meu racismo é um tipo de racismo amoroso e justo”, não é?”.
Outra interação que chamou a atenção foi essa, aonde um ocidental tentou justificar porque muitos artistas desenham personagens de animes como negros:
“Yo, eu sou japonês, parem de fazer personagens asiáticos negros, nós não somos personagens da disney”, ao qual recebeu essa resposta: “Vocês tem que parar de se desenhar parecendo pessoas brancas antes de reclamar”.
Dublador Americano do Okarun usa Imagem Modificada como Imagem de Perfil
A controvérsia continuou por alguns dias porém um fato novo acabou acontecendo que impediu que a controvérsia parasse, o dublador da versão em inglês do Okarun usou a arte modificada para usar de perfil no Twitter.
“Nova foto de perfil, essa imagem é (fogo), obrigado Lynn”
Aparentemente não foi uma boa ideia do dublador americano do Okarun ter feito isso, pois fãs descobriram tweets antigos dele falando sobre como é melhor que pessoas brancas não dublem personagens negros.
“A razão pela qual pessoas brancas na maioria dos casos não podem dublar personagens de cor não é uma questão de cor, mas sim de cultura. Falando sobre pessoas negras, nós sabemos como é o som de uma barbearia aos domingos, como cheira um pente quente quando passa pelo nosso cabelo, não é a cor, é a cultura.”
Algumas pessoas acusaram ele de ser racista, pois Aj Beckles, o dublador do Okarun, é negro e ele dubla um personagem que não é da sua cor, uma pessoa comentou: “Dublador americano mais uma vez expondo seu racismo e hipocrisia. Pensa que dubladores brancos não podem dublar negros mas o contrário é permitido”.
Bom, pelo visto isso o atingiu pois logo em seguida ele voltou a usar sua foto de perfil oficial e depois disso ele desativou o seu perfil no Twitter após ter feito um post sobre “saúde mental”. Ele está ativo no BlueSky, concorrente do Twitter, aonde disse que “desativou seu Twitter e irá reativar quando as pessoas se cansarem desse assunto”.
Existem alguns japoneses que estão pedindo que ele seja demitido do papel de Okarun, alegando que ele apoia no racismo e descriminação contra japoneses.
Porém também existem aqueles japoneses, óbvio, que não se importam com a controvérsia e nem fanarts que modificam como os personagens são.
- “Por que pessoas burras acham que empilhar suas fantasias equivale a ter uma discussão de verdade?”
- “Se estrangeiros estão lendo, tanto faz. Por que tem japoneses que estão bravos com isso?”
- “Os estrangeiros sempre trazem questões de raça para os animes. Que idiotas.”
- “A Miku brasileira é sexy, então está tudo bem, mas negros são feios, então não pode, né?”
- “Que asiáticos são feios, isso é um fato.”
- “Pintar a pele de preto não deveria importar. Os otakus reagem de forma exagerada.”
- “Se for em fanarts, faça o que quiser. Na verdade, quem está reclamando disso é mais estranho ainda.”
- “Realmente, não devemos nos envolver. Não tragam os problemas sociais dos EUA para o Japão.”
Até o momento deste post, a treta no twitter continua.
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- APOIE a Você Sabia Anime com apenas 3 reais mensais AQUI e tenha acesso ao site sem propagandas!