Advogada afirma que exportação de animes está levando Japão ao declínio
Advogada afirma que exportação de animes e games está levando Japão ao declínio. Hiroko Joutaki é uma advogada de Kyoto, ela publicou em seu perfil que, se o Japão exporta animes como sua exportação cultural, isso significa que o país está em “declínio”.
Advogada afirma que exportação de animes e games está levando Japão ao declínio
Vamos ler alguns dos comentários que ela fez sobre animes e mangás:
“Quando meu amigo europeu viu as propagandas s*xuais do Japão, ele disse que “era como a era da avó dele” e que “era como se o Japão não fosse um país desenvolvido”. Verdade, quando o Japão chegou no ponto de que games, animes etc se tornou o “produto principal”, ele se tornou um país em declínio”
そして、尾辻さんは、充分、女性差別撤廃委員会の最終見解をご存知のはず。委員会は日本政府に「差別的な固定観念を増幅し、女性や女児に対する性暴力を助長するポルノ、 ビデオゲーム、アニメの製造と流通を規制するため、既存の法的措置や監視プログラムを効果的に実施すること」を要請してるのよね
— 弁護士 上瀧浩子 (@sanngatuusagino) December 19, 2022
Nesse ponto aqui, vários outros japoneses comentaram sobre as declarações da “exportação de animes” que o Japão faz:
“O único país que pode igualar a quantidade de conteúdo lançado pelo Japão é praticamente apenas os EUA, correto? Além disso, qual é a fonte das suas afirmações de que jogos e animes se tornaram “produtos principais”? Na minha percepção, automóveis e máquinas precisas, como sensores, são a esmagadora maioria.”
“Não entendo a sua lógica. Ter as exportações culturais, como jogos e animes, como principal produto impulsionador é algo possível apenas em países desenvolvidos. Você tem algum contraexemplo?”
“Então, pelo que entendi, a tendência na Europa agora é menosprezar e zombar da cultura de outros países. Uau, que civilização bastante desenvolvida eles têm lá! Se é isso que define um “país desenvolvido”, prefiro continuar vivendo em um “país em declínio”.”
“Seguir cegamente as opiniões dos europeus e acreditar que eles estão sempre certos é uma mentalidade ultrapassada, que remonta a épocas em que os asiáticos eram escravizados nas colônias ocidentais. Devemos avaliar as opiniões com base em sua qualidade e fundamento, em vez de simplesmente aceitá-las por serem de determinada origem.”
“Que estranho você nem mencionar o país de origem do seu amigo. Isso está soando cada vez mais como um exemplo inventado.”
Enfim, vocês acreditam que a exportação de animes e games está levando Japão ao declínio como ela gosta de afimar?