Animadora diz que hoje Exigem que animes tenham qualidade de filme, mas faltam animadores
A escassez de animadores na indústria de anime tem sido um dos maiores desafios para estúdios que desejam produzir temporadas longas. Segundo Kyoko Kotani, animadora conhecida por seu trabalho em Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury e My Hero Academia, a falta de profissionais qualificados impede a produção contínua de séries.
Animadora diz que hoje Exigem que animes tenham qualidade de filme, mas faltam animadores
Kotani explicou recentemente no Twitter que, apesar da vontade dos animadores em trabalhar em novos projetos, a alta demanda por qualidade – comparável à de filmes – e o número reduzido de especialistas na área dificultam a produção de duas temporadas consecutivas.
“Isso é algo que já acontece há algum tempo, mas é difícil produzir e exibir duas temporadas consecutivas de uma série de TV [anime] porque a produção requer um alto nível de qualidade, comparável ao de filmes, enquanto há uma escassez de equipe profissional em todas as seções em comparação com o número total de animes sendo produzidos. Mesmo se você garantir equipe por um ano, você só pode fazer uma temporada.”
Ela também destacou que a situação piorou em relação a dez anos atrás. Antes, era comum que animadores trabalhassem longas horas, incluindo madrugadas e finais de semana. Hoje, a busca por profissionais especializados em layouts e animação-chave é tão intensa que estúdios frequentemente contratam artistas amadores da internet.
“Não é que eles não tenham mão de obra, mas sim que eles são particularmente escassos em animadores que possam fazer layouts e desenhar animações-chave (este é o primeiro passo na criação de anime comercial, então o projeto não pode avançar antes de estar pronto), então eles recorrem a amadores na Internet, como o Twitter, para terceirizar o trabalho.
Claro, isso geralmente não está em um nível que pode ser usado para exibição, então o diretor de animação e o diretor refazem todos os desenhos e folhas de exposição. É muito demorado.”
Apesar das dificuldades, Kotani reconhece o esforço das equipes para manter o fluxo de produção. A alternância entre diretores e animadores-chave, além da implementação de processos mais ágeis, tem ajudado a indústria a continuar entregando animes de alta qualidade ao público.
Para ser claro, Kotani não culpa os fãs pela demanda por animação de alta qualidade. Segundo ela, a expectativa surgiu da presença de diferentes fatores. Embora haja uma escassez de animadores profissionais, Kotani afirma que a rotação constante entre diretores de animação e diretores ajuda a manter a produção de anime em andamento.
Ela também elogia as equipes de produção que entram em contato com os principais animadores assim que os storyboards são concluídos – acelerando ainda mais o processo de produção.
via Twitter