Curiosidades

Mais da Metade da Geração Z é Otaku

Compartilhe esse Post!

Mais da Metade da Geração Z é Otaku

Mais da metade da geração Z é otaku! Um novo estudo global divulgado pela Crunchyroll em parceria com o National Research Group (NRG) revelou que 54% da geração Z ao redor do mundo se identifica como fã de anime, colocando o gênero lado a lado com ícones da música e dos esportes.

A pesquisa ouviu 29 mil consumidores de entretenimento com idades entre 13 e 54 anos em sete países, incluindo Brasil, México e Estados Unidos.

Mais da Metade da Geração Z é Otaku

Cosplay da Ubel

De acordo com os dados, o anime na geração Z superou a popularidade de nomes como Kendrick Lamar (48%) e ficou próximo de Beyoncé (56%), LeBron James (59%) e Taylor Swift (60%). Entre jovens de 13 a 28 anos, 54% disseram que “gostam” ou “amam” anime e assistem ao conteúdo pelo menos uma vez por mês.

Outras gerações também mostraram interesse: 42% dos Millennials (29 a 44 anos) e 24% da geração X (45 a 54 anos) se identificaram como fãs. Nesses grupos, o anime fica atrás de personalidades como Keanu Reeves, Lionel Messi e Beyoncé, mas supera figuras como os Kardashians, BTS e até Kendrick Lamar no caso dos Millennials.

China ta Barrando Animes de Romance Escolar

O estudo mostrou ainda que, entre os esportes, apenas os Jogos Olímpicos, a FIFA, a UEFA Champions League e a NBA ficaram à frente do anime entre os jovens da geração Z. Isso reforça o quanto a Geração Z é Otaku!

Por que a Geração Z é Otaku?

Entre os principais motivos apontados para o interesse em anime estão: animações de alta qualidade (37%), personagens e relacionamentos cativantes (35%) e histórias criativas e imaginativas (34%). Já para Millennials e geração X, os principais atrativos são a criatividade narrativa, seguida da qualidade visual e personagens envolventes.

kadokawa animes 1

Além disso, o estudo revelou que 58% dos fãs compartilham sua paixão pessoalmente com amigos ou familiares, 43% interagem sobre anime nas redes sociais e 42% assistem acompanhados, mostrando que a geração Z também serve como ferramenta de socialização.

Segundo Grady Miller, CMO do NRG, o anime está se tornando “um gênero verdadeiramente global para o público jovem” e representa mais do que entretenimento: é parte da identidade dos fãs. Executivos da Crunchyroll também comentaram o impacto emocional e cultural do anime, destacando como a acessibilidade e a qualidade artística têm impulsionado o crescimento do fandom global.

Segundo a IA do Google, a geração Z é normalmente considerada como englobando pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Alguns fontes também mencionam 1995 e 2010 como anos de referência para a geração Z


Ajude a manter a Você Sabia Anime no ar! Faça uma doação via PIX para vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se um de nossos apoiadores acessando este link. Seu apoio faz toda a diferença!