Estão Usando IA para Despir Dubladoras Famosas
Estão Usando IA para Despir Dubladoras Famosas! Uma certa IA anda aprontando, gerando uma série de imagens de Seiyuus com pouca roupa que estão sendo colocadas à venda no Japão. As IAs explodiram em popularidade recentemente, o que resultou em muita diversão e polêmicas.
Essas imagens estão sendo geradas através do uso de um plugin ou programa chamado “LoRA” (Low-Rank Adaptation of Large Language Models) que permite que a IA aprenda de forma rápida os padrões específicos de uma pessoa, como seu rosto, seu cabelo ou sua expressão, e, com isso, são geradas imagens realistas.
Estão Usando IA para Despir Dubladoras Famosas
Por exemplo, aqui temos uma representação da seiyuu Kana Hanazawa com uma roupa normal:
Agora temos a Kana Hanazawa com um maiô gerado pela IA:
Com a IA, você pode criar imagens desse tipo e até monetizá-las. Abaixo, você pode ver imagens de outras seiyuus super famosas como Sora Amamiya, Rie Takahashi, Sumire Uesaka, entre outras.
Isso é um problema? Os três tipos principais de violação do direito de publicidade
O portal itmedia entrou em contato com um advogado especializado em direitos de imagem chamado Kakinuma para perguntar como devemos considerar legalmente a venda dessas imagens geradas por IA.
O advogado afirma que a questão principal nesse caso é “o direito de publicidade das atrizes e outras pessoas afetadas” e que “no Japão não há previsão legal específica sobre o direito de publicidade”, mas foi reconhecido em precedentes judiciais.
De acordo com esses precedentes, existem três tipos principais de violação do direito de publicidade apontados pela Suprema Corte do Japão, são eles:
1 – A utilização do próprio retrato ou ilustração como um produto que pode ser apreciado de forma independente e que tem valor comercial por si só.
2 – A utilização de um retrato ou ilustração em um produto para diferenciá-lo no mercado e atrair a atenção dos consumidores.
3 – O uso do retrato ou ilustração como propaganda ou promoção de um produto ou serviço.
O advogado conclui dizendo que a venda dessas imagens de seiyuus com pouca roupa pode sim constituir uma grave violação dos direitos de publicidade, bem como difamação e ingerência em sua privacidade.
Em outras palavras, quem está se beneficiando financeiramente dessas imagens de seiyuus com pouca roupa pode enfrentar consequências legais com essa prática.
Via: itmedia
Leia Mais posts na Você Sabia Anime
- Indústria da Dublagem procura Seiyuus que possam Gerar Buzz
- Ayakashi Triangle diminiu a Censura do Anime
- Tengoku Daimakyou ep 12: Teorias sobre o Robin