Dubladores Ocidentais se sentem Desconfortáveis de Gravar Cenas Adultas
Nos últimos tempos, diversos performers de games têm relatado desconforto ao serem solicitadas para trabalhar em cenas explícitas sem nenhum aviso prévio. Uma dubladora conta que foi surpreendida com a “exigência de atuar em uma cena de agressão sexual”.
Entretanto, atores e atrizes revelaram à BBC que a cultura de sigilo nos projetos — onde os roteiros só são entregues no último momento — muitas vezes os deixa despreparados para cenas que envolvem atos íntimos. Esses profissionais descreveram sentimentos de “perturbação” e “desconforto” ao serem pegos de surpresa.
O sindicato de artes cênicas, Equity, exige que a indústria adote medidas mais rigorosas. Eles publicaram guias sobre pagamento mínimo e condições de trabalho em jogos, incluindo diretrizes específicas para cenas íntimas ou explícitas.
Jessica Jefferies, diretora de elenco e ex-performer de motion capture, compartilhou uma de suas experiências. Durante uma filmagem, ela foi solicitada a atuar em uma cena gráfica de abuso sexual, sem qualquer aviso prévio. “Me avisaram na hora que eu iria atuar em uma cena de estupro gráfico”, relatou. Ela recusou o papel, considerando-o “nojento”. Ela também reclamou de ser a única mulher no set, a cena acabou sendo cancelada.
Com base em casos como o de Jefferies, a Equity elaborou diretrizes para garantir melhores condições para performers em cenas íntimas. Entre as recomendações estão o compartilhamento prévio de roteiros com o elenco, a criação de sets fechados para garantir privacidade, e a presença de um coordenador de intimidade competente para supervisionar as gravações.
Segundo Jefferies, as diretrizes não têm a intenção de limitar a criatividade ou a narrativa nos games. Ela também observa que, desde o incidente de dez anos atrás, houve grandes avanços na forma como essas cenas são tratadas. No entanto, ela acredita que a implementação das melhores práticas da indústria cinematográfica e televisiva só melhoraria ainda mais os processos.
Dubladores Ocidentais se sentem Desconfortáveis de Gravar Cenas Adultas
Uma dubladora que preferiu manter o anonimato também compartilhou suas dificuldades. Ela relatou que, certa vez, foi informada no momento da gravação que teria que dublar uma cena sexual completa para um grande jogo, sem qualquer aviso prévio. “Eu me senti incrivelmente desconfortável”, disse ela, destacando o fato de que uma equipe inteiramente masculina estava observando a gravação.
Ela ressaltou que o setor de games ainda precisa adotar padrões semelhantes aos do cinema e da TV, especialmente no que diz respeito à transparência antes das gravações de cenas explícitas.
Baldur’s Gate 3 tinha coordenadores de intimidade para garantir que os atores estivessem confortáveis ao gravar cenas explícitas. Além de cenas íntimas, as diretrizes da Equity cobrem uma série de outras questões, como o uso excessivo de acordos de confidencialidade (NDAs), a segurança durante o uso de captura de movimentos, e a prevenção de esforços vocais prejudiciais para os artistas.
via BBC
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- Vire Membro aqui e navegue no site sem propagandas