Proibido doujins H de Frieren? Artistas tem Doujins Suspensos
Artistas estão reportando nas redes sociais que eles estão recebendo avisos da FANZA de que não podem vender doujins H de Frieren a “pedido do dono dos direitos autorais”.
No Japão existem algumas lojas virtuais em que é possível comprar doujins, games, ASMR, músicas de qualquer um, e é onde é possível comprar doujins adultos de animes famosos, dois dos maiores sites são o DLsite e a FANZA, onde qualquer um pode criar uma conta e vender seus doujins.
Proibido doujins H de Frieren? Artistas tem Doujins Suspensos
Mas pelo visto o anime de Sousou no Frieren não está com permissão de ter doujins adultos nessa plataforma. Shiraki que produz doujins publicou em seu perfil do Twitter um e-mail que ele recebeu da FANZA.
A mensagem se traduz da seguinte forma: “Obrigado pelo seu suporte, aqui é a FANZA doujin, obrigado por ter cadastrado seu trabalho para venda, lamentamos informar mas de acordo com a vontade do dono dos direitos autorais da obra, não aceitamos mais trabalhos que parodiem a série: Sousou no Frieren, lhe informamos que alteramos o estado da obra para “suspenso” pelo motivo acima dito.”
Muitos então começaram a se questionar se realmente a dona dos direitos autorais de Frieren proibiu que doujins comerciais fossem feitos, afinal muitos artistas criam doujins baseados em obras famosas e os vendem, um caso de proibição é o de Evangelion.
Seja como for outro artista comentou sua opinião em relação ao provavel motivo disso: “Fanza proibiu doujins de Frieren ‘porque são doujins comerciais’, lembre que quando você pesquisa na internet, isso pode fazer o google te mostrar um doujin hentai ao invés do mangá original. Porém as vendas (de doujins de Frieren) ainda são permitidas na DLSite, Toranoana e Melonbooks, será que a Fanza vazou a decisão?”
Essa foi a reação dos fãs:
- “Bem, talvez seja melhor parar com a criação secundária de Frieren.”
- “Bem, não há muito o que fazer. É o destino do doujin. Não deveríamos falar mal.”
- “Pode não ser tão conhecido, mas as criações secundárias da Shogakukan são tratadas com rigor.”
- “FANZA está fazendo seu trabalho. É ótimo que eles tenham explicado claramente os motivos para a suspensão. Por exemplo, no YouTube, quando diz ‘Reclamação da KADOKAWA’, não fica claro qual é o problema…”
- “A posição oficial parece ser que eles estão abertamente solicitando ilustrações secundárias com a tag, mas proíbem a venda. Bem, considerando o recente incidente com o autor exclusivo deles, é compreensível que a Shogakukan fique tensa com interpretações alternativas.”
- “Eles também estão publicando na CoroCoro e na revista de televisão. Dada a situação atual com a zonagem erótica e o ambiente online das crianças, é uma decisão razoável.”
- “A Shogakukan sempre teve uma postura um pouco rigorosa (não intolerante). No entanto, parece que todas as detentoras de direitos de propriedade intelectual, especialmente para grandes títulos, estão tentando ampliar o máximo possível sua área de controle.”
- “Será interessante ver se isso se estenderá aos depósitos de livrarias físicas ou se a proibição de vender em eventos será observada. E quanto às ilustrações em redes sociais?”
- “É uma situação lamentável, mas quando se trata de criações secundárias, é algo que existe por causa dos detentores de direitos, incluindo o autor original.”
- “A Shogakukan parece estar muito atenta, já que até lançam suplementos infantis relacionados ao FreeLance.”
Bom, como é esperado, a maioria dos japoneses apoia a dona dos direitos autorais de decidir proibir a venda de doujins de suas obras.
via Otakomu
Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias
Posts Relacionados
- Donald Trump e Kim Jong-un estão num Doujin R18
- Doujin criado com IA vende mais de 4 Milhões de ienes
- Google Drive está Banindo contas com Doujins NSFW