Dono do Batoto foi Detido e Confessou ganhar 300.000 Reais por Mês

Recentemente um dos maiores websites de mangás piratas, Bato.to foi fechado e a Kakao foi dita como responsável pela derrubada do site, eis que hoje a CODA soltou uma nota informando que a derrubada do Batoto foi causada por uma junção de empresas japonesas e chinesas.
Em seu site oficial a CODA, que vem derrubando sites piratas de mangá e anime em vários países, informou o seguinte:
A CODA relata que as autoridades chinesas identificaram e investigaram o operador do BATO.TO, considerado o maior site de pirataria de mangás do mundo. O suspeito, que vivia na China, administrava pelo menos 60 sites interligados, onde mangás japoneses, chineses e coreanos eram distribuídos ilegalmente em mais de 50 idiomas.

Ele foi detido, confessou a operação dos sites, teve seus equipamentos apreendidos e aguarda denúncia formal. Até janeiro de 2026, o fechamento de todos os sites foi confirmado. A investigação começou após denúncias de grandes editoras japonesas (como KADOKAWA, SHUEISHA e KODANSHA), com a CODA atuando em cooperação internacional, incluindo empresas chinesas como a China Literature (Tencent).
O site usava geoblocking para evitar acesso da China, dando a falsa impressão de legalidade local, enquanto gerava tráfego global massivo e lucros ilegais elevados, chegando a mais de 400 mil RMB por mês. Entre 2022 e 2025, os sites somaram cerca de 7,2 bilhões de acessos, com um impacto econômico estimado em 770 bilhões de ienes.
Segundo as autoridades chinesas, o dono do BATO.TO disse que em meses de pico ele conseguia tirar R$ 300.000 por mês apenas com os anúncios.
A CODA destacou que o BATO.TO funcionava como um grande hub de scanlations, impulsionando a distribuição não autorizada de mangás traduzidos, agravada pelo crescimento global do mangá e pelo avanço de tecnologias de IA.
