Diretor de Shirobako Reclama sobre não poder falar sobre Política

Diretor de Shirobako Reclama sobre não poder falar sobre Politica

Tsutomu Mizushima publicou o tweet abaixo:

Caso você tenha lido o post sobre o ilustrador de Pokémon que usou essa mesma hashtag, esse tweet usa a hashtag de uma campanha contra um projeto que visa aumentar a idade de aposentadoria dos promotores públicos do Japão de 63 para 65 anos. Pessoas contra o projeto falam que isso vai permitir que pessoas aliadas ao governo permaneçam mais tempo no poder.

Pois bem, o fato dele ter feito esse post gerou críticas de pessoas falando que não esperavam ver ele tomando lado político e se sentiram desapontadas, outros falaram que não iriam mais apoiar os trabalhos dele.

A resposta dele foi a seguinte:

”Na Indústria dos Animes, não se fala abertamente, mas existe uma pressão silenciosa para não se fazer comentários políticos, vá se ferrar”.

Uma pessoa comentou que gostaria de ver uma animação japonesa igual a South Park, e ele disse que gostaria também.

Outra pessoa comentou que todos deveriam ser livres para dar sua opinião crítica, da mesma forma que o público é livre para concordar ou criticar a posição da pessoa.

Lendo os comentários descobri que existe um ditado no mundo dos negócios do Japão para que as pessoas não digam publicamente sobre política, religião e para qual time de baseball torcem, para não criar inimigos.

E é normal que empresas não queiram se envolver com assuntos polêmicos, para evitar possível perda de clientes e parceiros.

Comentem o que acham do caso.


Compartilhe!!