Declarações de Megumi Hayashibara Geram Polêmica online

A renomada dubladora Megumi Hayashibara está atualmente em uma polêmica após publicar um post em seu blog pessoal no dia 8 de junho. Segundo o site de notícias japonês Jcast News, o conteúdo original do post gerou controvérsia ao abordar temas políticos e sociais envolvendo Japão.
Declarações de Megumi Hayashibara Geram Polêmica online
Está rolando um problema com arroz no Japão atualmente, ao que parece o país vive uma falta de arroz e muitas pessoas não estão conseguindo comprar o alimento tão comum no país, o que tem gerado vários problemas e até um Ministro que falou que “nunca precisou comprar arroz” renunciou ao cargo de tal mal que esse comentário pegou entre os cidadões.
Por conta de toda essa crise do arroz e também pelo número absurdo de estrangeiros que tem chegado no Japão nos últimos tempos, a dubladora da Rei de Evangelion, Megumi Hayashibara postou o seguinte em seu blog pessoal:

Hayashibara escreveu:
“Sem arroz? No Japão?
Ajuda gratuita para alguns estudantes internacionais. A verdade distorcida de que os estudantes japoneses precisam pagar de volta bolsas de estudo (que basicamente são dívidas).
Não deixe para os outros, você precisa ir às urnas.
Acho que chegamos a um ponto em que não é mais hora de usar frases como ‘não vai mudar’.
Se as coisas continuarem assim, o que é japonês no Japão será perdido.
Boas maneiras, atitudes, tecnologia e talvez até o anime como forma de expressão.
Entre esses estão pessoas sem boas maneiras em acomodações privadas, turistas estrangeiros que não entendem o significado de ‘ceder’ e pessoas que esculpem bambus em Kyoto.
Precisamos de regulamentações e precisamos agir contra isso.
Vai ser como os lagostins japoneses sendo devorados por espécies invasoras num instante.
Por exemplo, será um mundo onde a regra não dita de formar fila para comprar algo desaparecerá.
Não estou criticando nenhum país específico.
Os impostos do Japão devem ir ‘primeiro’ para quem os paga (incluindo estrangeiros que vivem no Japão e pagam impostos, é claro).
Será que é considerado nacionalista querer usar os impostos com os estudantes que atualmente apoiam o Japão e as áreas afetadas por desastres?
Se o Japão se exaurir, não poderá mais oferecer hospitalidade.
Fundos ilícitos são piores e mais problemáticos, mas eu queria dizer que pessoas com direito a voto (a partir dos 18 anos) deveriam refletir sobre esse direito mais uma vez.
Declarações políticas são difíceis, afinal.”
Até o momento da publicação da matéria original, o blog de Hayashibara e o Yahoo! Japan News acumulavam cerca de 700 comentários. A maioria deles apoiava as opiniões da dubladora. Tem gente fora do Japão alegando que a dubladora se mostrou uma “extremista de direita” e a criticando por isso.
Alguns dos comentários japoneses:
- “No Twitter também, ninguém vê isso como “extrema-direita”. Só tem gente apoiando a Megumi Hayashibara.”
- “É o sentimento comum de um japonês normal. Quem está bravo são coreanos, chineses e curdos. Deportem logo esses caras,”
- “Se é japonês, é natural sentir isso”
- “Bandidos não têm direitos humanos”
- “Vamos resumir? Quem está errado são os parasitas estrangeiros chineses e coreanos que não seguem as regras. Eliminar esses caras é a resposta correta. É preciso fazer leis pra isso.”
- “Sinceramente, não achei que as falas dela foram tão graves assim”
- “Quem diria que coreanos e a extrema-direita japonesa se uniriam?”
- “Será que ela não vai ser afastada, igual a Kayano? Tá tudo certo?”
Acima vocês viram comentários gerais de redes sociais, abaixo você pode ler a opinião de 3 japoneses comuns na sessão de comentários de um site de notícias.

O comentário abaixo recebeu ao menos 1.482 curtidas:
“Concordo com a declaração da Hayashibara. Quero que os impostos dos japoneses sejam usados prioritariamente para o Japão. Também acho necessário lidar com turistas estrangeiros que não seguem as regras de etiqueta. Acho que essas são as principais questões.
Na realidade, até na Coreia do Sul se fala abertamente sobre os impactos das políticas de imigração e sobre o comportamento dos turistas chineses. O Japão precisa abordar isso com seriedade. A fala da Hayashibara só reflete o incômodo de muitos cidadãos japoneses.
Se for exageradamente reprimido ou criticado, acabamos vivendo numa sociedade em que ninguém pode expressar nada livremente por medo de ser atacado. Se for assim, vamos acabar vivendo com estresse o tempo todo.
Se for para defender a liberdade de expressão, é necessário também ter postura para aceitar críticas. Eu mesmo não falaria isso com meu nome verdadeiro, mas se uma pessoa famosa se posiciona, ela inevitavelmente será cobrada por isso.”
O comentário abaixo recebeu 866 curtidas:
“Ela disse exatamente o que muita gente já sente há tempos. O governo sempre dá prioridade para os estrangeiros! Deveríamos investir mais nos japoneses que estão sofrendo. Claro que empresas que tratam mal seus trabalhadores também devem ser fiscalizadas. Mas essa situação atual vem de um ressentimento legítimo. As bolsas para estudantes japoneses se transformam em dívidas pesadas para a geração seguinte. Acho que precisamos mudar essas coisas.”
O comentário abaixo recebeu 895 curtidas:
“Não entendo por que o blog da Hayashibara foi tão criticado.
Ela só disse: ‘Quero que o dinheiro dos impostos seja usado primeiro para os japoneses, e que estrangeiros que não respeitam as regras tenham alguma contrapartida.’
É uma opinião bem razoável. Quero que mais pessoas famosas tenham coragem de falar o que pensam como ela fez. Não vejo nenhum problema nisso. Hayashibara está sendo alvo de críticas por dizer o óbvio.”
No geral, eu vejo a maioria dos japoneses realmente concordando com ela, obviamente tem aqueles contra, tem, mas no geral, ao menos a maioria parece sentir o mesmo que ela.
No entanto, internacionalmente, Megumi Hayashibara está criticada por muitos. O professor Jeffrey J. Hall, da Kanda University of International Studies, comentou sobre o caso nas redes sociais Bluesky e Twitter. As respostas no Bluesky foram em sua maioria críticas a Hayashibara, enquanto no X as opiniões estavam mais divididas, com muitos apoiando a dubladora e até ecoando seus pontos de vista.
Obviamente os estrangeiros estão falando mal da Megumi, alegando que ela é uma “nacionalista extremista” e até uma fanart da Rei nazista começou a circular:

Outros se mostraram extremamente incomodados em como ela tratou estrangeiros como “invasores”, alguns até lembraram do mangá Drama Queen que fala sobre aliens que vem a terra e tem mais direitos que a população local.
Para quem está meio fora do que está rolando no Japão, o iene está valendo muito pouco o que está fazendo com que muitos estrangeiros apareçam no país, e isso está gerando vários problemas. Eu vi várias notícias de estrangeiros que simplesmente não respeitam as regras de vários locais no Japão e causam problemas.
Por exemplo pegue essa notícia de abril do ano passado, 2024, aonde as autoridades japonesas tiveram que bloquear o Monte Fuji por causa de turistas mal educados:

Na época, uma autoridade da cidade de Fujikawaguchiko disse: “É lamentável que tenhamos que fazer isso por causa de alguns turistas que não conseguem respeitar as regras”. E teve mais, Kyoto teve que bloquear o acesso de estrangeiros a algumas de suas ruas, porque eles estavam causando problemas.
Então é realmente verdade que muitos estrangeiros estão visitando o Japão e causando muitos problemas, pois existem muitos mal educados, e os comentários da dubladora parecem refletir o que a população local sente.
Ajude a manter a Você Sabia Anime no ar! Faça uma doação via PIX para vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se um de nossos apoiadores acessando este link. Seu apoio faz toda a diferença!
