Crianças Japoneses Preferem Ser Vtubers do que Médicos, Aponta Pesquisa

No Japão sempre é realizada uma pesquisa com as crianças para saber o que elas querem ser no futuro, tanto que já noticiamos isso em anos anteriores, mas dessa vez: Crianças Japoneses preferem ser Vtubers do que Médicos. A pesquisa foi conduzida em janeiro de 2025 pelo portal japonês Nifty Kids, voltado ao público infantil, e mostra que as crianças estão querendo mais ser Vtubers ou Youtubers do que trabalhos tradicionais.
Crianças Japoneses Preferem Ser Vtubers do que Médicos, Aponta Pesquisa
Foram coletadas 2.313 respostas, com a maioria vinda de crianças do ensino fundamental japonês (do 1º ao 6º ano), enquanto o restante correspondeu a estudantes do ensino médio (do 7º ao 9º ano). Quando questionadas sobre qual profissão desejam seguir no futuro,
Crianças Japoneses preferem ser Vtubers do que Médicos, sendo que Vtuber ficou em 4º lugar no ranking geral, enquanto YouTuber apareceu em 6º. A profissão de médico ficou empatada em 6º lugar com idol.
Veja o ranking completo das profissões mais desejadas:
- Professor(a) escolar – 6,5%
- Ilustrador(a) – 5,8%
- Utaite (cantores) – 5,2%
- Vtuber – 4,6%
- Ator/atriz/modelo – 4,3%
- YouTuber – 3,5%
- Médico – 3,5%
- Idol – 3,5%
- Músico – 3,4%
- Professor(a) de creche e funcionário público – 3,2% cada
Apesar de as duas primeiras posições ainda serem ocupadas por carreiras mais convencionais, Vtubers, YouTubers, idols e músicos ganharam destaque na preferência dos estudantes. Isso demonstra uma mudança clara no que as crianças querem.

Porém quando a gente da um “zoom” nessas respostas uma certa tendência fica clara. Vamos separar as respostas das crianças do fundamental das que estão no ensino médio?
As 5 profissões mais desejadas pelas crianças do Fundamental:
1. Ilustrador (6.7%)
2. Utaite (5.6%)
3 (Empate). Schoolteacher (5.4%)
3 (Empate). VTuber (5.4%)
5. YouTuber (4.4%)
Agora vamos ver o ranking das crianças que estão no ensino médio:
- Professor (9.5%)
- Farmacêutico (6,4%)
- Funcionário público (5,3%)
- Músico (4,8%)
- Dublador/atriz (4,3%)
Olha a diferença ai, apesar de no geral as pessoas preferirem profissões de internet, quando você fica mais velho vai considerando empregos mais clássicos. Além disso essa pesquisa tem outro lado, 81% das crianças entrevistadas eram meninas, e sabemos que muitas Vtubers populares são mulheres.
Crescimento da Cultura Digital Influencia o Sonho das Crianças

Essa tendência de querer trabalhar na internet não é exclusiva do Japão. Pesquisas feitas em países como os Estados Unidos já indicavam, desde 2017, o crescimento do interesse por carreiras digitais entre crianças. Hoje, inclusive muitos adultos também almejam seguir essa profissão, aumentando ainda mais a popularidade da área.
Profissões como a de Vtuber, que permitem manter o anonimato por trás de um avatar virtual, também atraem pela liberdade criativa e possibilidade de sucesso sem exposição direta.
via: Nifty Kids
💖 Curte o site? Ajude com um PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou vire membro clicando aqui e navegue sem anúncios!
