Curiosidades

Como Higurashi Surgiu: “A Gente Fingia Enviar Cópias por Engano para ter Feedback”

Compartilhe esse Post!

Como Higurashi surgiu

Higurashi começou como um projeto pequeno, feito quase sem recursos, muito antes de se tornar uma das visual novels mais influentes do Japão. Em comemoração aos 25 anos da 07th Expansion e ao marco de 77.777 seguidores em sua conta oficial no X, Ryukishi07 decidiu relembrar como tudo começou e contou uma curiosa história em seu twitter.

Com vocês, como Higurashi surgiu:

Como Higurashi Surgiu

“Quando decidi criar Higurashi pela primeira vez, meu parceiro BT confessou que achava que eu tinha perdido a cabeça. Naquela época, éramos um grupo que produzia cartas para um jogo chamado Leaf Fight. Imprimíamos de 100 a 200 cópias dessas folhas de cartas, mas incluir um CD-ROM de uma sound novel junto com elas foi, sem dúvida, uma decisão bastante ousada para nós naquele momento.

Vendemos 50 cópias de Higurashi na Comiket. Enviamos mais 50 para clientes por encomenda fingindo que havia ocorrido um erro no envio, oferecendo mandar o próximo trabalho gratuitamente caso eles nos enviassem suas opiniões. Estávamos desesperados para conseguir que ao menos mais uma ou duas pessoas lessem a obra.

Como Higurashi Surgiu

No total, produzimos 100 cópias do arco Watanagashi e 200 cópias do arco Tatarigoroshi. BT sugeriu lançar gratuitamente o arco Onikakushi no site da 07th Expansion, então fizemos isso. Como os roteiros dos arcos Watanagashi e Tatarigoroshi também estavam incluídos no arco gratuito, pessoas no 2chan perceberam que era possível lê-los apenas abrindo os arquivos correspondentes, o que acabou gerando uma certa comoção.

A próxima tiragem foi de 500 cópias. A seguinte, de 2.000 cópias. Ficou claro que havíamos chegado ao nosso limite com a gravação manual dos CDs, então terceirizamos a produção para uma fábrica. A quantidade subiu para 20.000 cópias. Depois, 80.000 cópias. E assim por diante.

Querido BT, acho que a 07th Expansion percorreu um caminho incrivelmente longo. Mas minha alma permanece no mesmo lugar de antigamente: naquele quarto, cercado por inúmeras latas vazias, onde todos nós dormíamos no chão juntos durante o desenvolvimento.

Ofereço meus mais sinceros agradecimentos à equipe que apoia a 07th Expansion hoje! Minha mais profunda gratidão a cada seguidor que apoia Ryukishi07 atualmente! Muito obrigado a todos!”

….

Que incrível não? Fingir enviar o game “por engano” para conseguir fãs e feedback da história é uma estratégia que infelizmente não deve funcionar muito bem hoje em dia. Que história espetacular Higurashi tem não?