Chinesa tem Cosplay confiscado por usar Kimono Japonês
Uma mulher fazendo cosplay da versão kimono da Ushio do anime Summer Time Rendering acabou sendo parada pela polícia chinesa. O problema maior do cosplay é porque a moça é uma mulher chinesa e ela estava usando um kimono japonês.
A mulher que fazia o cosplay da Ushio vestia um kimono branco com flores vermelhas e verdes, ela estava numa fila em uma área popular quando ela foi cercada pela polícia chinesa.
A história foi publicada pela própria moça em seu perfil do Weibo que contou seu caso, logo censurado pela rede social.
De acordo com a publicação dela, ela estava com uma peruca loira e de kimono, assim fazendo cosplay da versão kimono da Ushio (imagem abaixo), do anime e mangá Summer Time Rendering, e a polícia encontrou problema com of ato dela estar de kimono.
Usar kimonos em publico se tornou um problema controverso na China nos últimos anos, já que o patriotismo e o sentimento anti-japonês aumentaram na China recentemente. Fãs de animes no país tem enfrentado tempestades.
Em um vídeo que gravou toda a confusão, a polícia pergunta o que a moça está fazendo ao qual ela responde que está tirando fotos, a polícia então diz: “Se você estivesse usando um kimono chinês eu não falaria nada, mas você é uma chinesa e está usando um kimono, você é Chinesa não é?” gritando com ela.
A mulher perguntou porque ela estava recebendo bronca e então a polícia disse que ela era “suspeita de causar distúrbio”, o vídeo termina com uma grande confusão e já foi visto mais de 8 milhões de vezes.
Ela conta que foi interrogada por mais de 5 horas após ter sido levada à polícia, o smartphone dela foi mexido e fotos foram apagadas, o kimono dela foi confiscado. Ela diz que também foi “educada” e avisada pela polícia para não contar nada na internet.
Além disso a mulher teria sido obrigada a escrever um documento de 5.000 palavras se auto criticando. Alguns comentários online perguntaram para a moça “porque você como uma cidadã chinesa usou um Kimono? Pense no que seus antepassados passaram”, porém ela recebeu várias mensagens de apoio também.