Mundo Anime

Cancelaram Zako, nova Música da Vocaloid Kaai Yuki

Cancelaram Zako, nova Música da Vocaloid Kaai Yuki

Recentemente uma nova música causou controvérsia online por parte dos ocidentais. “Zako” é uma nova música de vocaloid que foi escrita por Hiiragi com animações de Cast (o mesmo de Rabbit Hole da Miku), usando a vocaloid Kaai Yuki como voz.

A música tem como tema “comédia romântica”, aonde a Kaai Yuki fica provocando o garoto que ela gosta, o chamando de “zako” (que significa coisas como “peixe pequeno”, “fraco”, “noob” etc), além de outras provocações.

Cancelaram Zako, nova Música da Vocaloid Kaai Yuki

Porém a música gerou uma enorme controversia entre muitos ocidentais que viram a música e a animação como “ped0filo”, os comentários foram tantos para cima de Hiiragi que ele apagou o vídeo original da música e pediu desculpas, dizendo que vai upar uma nova versão revisada.

Caso você queira conferir a música, um usuário reupou a música e o clipe no Youtube:

Muitos foram os que associaram tanto a letra quanto as imagens do clipe a um conteúdo de ped0filia, uns apontam que a palavra “zako” é usada em contexto sexual e portanto inapropriado para Kaai Yuki falar, além disso outros associam que os vários peixes vistos no clipe seriam o orgão masculino.

zako kaai yuki

Um dos problemas apontados é na escolha de Kaai Yuki como voz para essa música, pois a pessoa que deu a sua voz para a Vocaloid é uma garota menor de idade não identifica, e existem algumas normas que devem ser seguidas para utilizar sua voz em músicas.

Se você quiser ver as reações negativas, poderá dar uma passada na publicação de Cast, o animador, e veja a enorme quantidade de pessoas que estão acusando ele de vários crimes.

Cast se Pronuncia

Algumas horas atrás Cast fez uma publicação em inglês para falar diretamente com os ocidentais, ele começa seu texto falando que “japonês pode ser confuso para estrangeiros”, e passou a explicar o contexto.

cast zako animador

Cast esclareceu que o clipe não tem intenção pedofílica, apesar de ser sensacionalista. Ele explica que a obra foi inspirada no gênero de comédias românticas escolares japonesas no mesmo estilo de Takagi-san e Nagatoro, aonde temos garotas que amam um garoto, mas que são provocativas com eles.

Cast continua dizendo que esse gênero é “algo difícil de ser compreendido por ocidentais”. As imagens provocativas usadas, como em trabalhos anteriores (purepure, mesmerizer), têm o objetivo de enfatizar temas e não possuem intenções inadequadas.

A escolha da vocaloid Kaai Yuki foi apenas pela adequação da voz ao estilo da música. O compositor reconhece que elementos culturais e jogos de palavras podem ter causado mal-entendidos e informa que estão trabalhando em uma versão revisada do clipe para evitar confusões no futuro.

Muitos Defendem Zako

Realmente muitos comentários negativos foram feitos ocasionando em Hiiragi e Cast derrubarem a música original e trabalhar numa versão mais leve, porém muitos defendem a música, ocidentais, japoneses e encontrei até coreanos irritados com os ocidentais.

Alguns dos pontos levantados na defesa é de que a vocaloid Kaai Yuki não é a garota que deu voz a ela, é apenas um instrumento, outros comentaram na publicação de Cast para ele não pedir desculpas e que ele não fez nada de errado. Já alguns coreanos falaram que Kaai Yuki sempre foi usada para músicas sombrias e só reclamaram com Zako por causa da fama.

Kaai Yuki vocaloid cast

Outros dizem que a música e o clipe não tem nada de sexual nele, e que os peixes que aparecem é porque “zako” significa “peixe pequeno”, e que a música é sobre a Kaai Yuki sendo provocativa com o garoto que ela gosta mas mesmo assim falando que ama ele (ele aparece brevemente no clipe).

Outros levantaram a questão de isso ser uma oportunidade de cancelar Cast por causa da música “Rabbit Hole” que coloca a Hatsune Miku num contexto sexual

Por fim vamos ver reações dos Japoneses de um modo mais geral? Abaixo são comentários de pessoas a favor, contra e que descobriram pela primeira vez a controvérsia:

( o sinal > significa que o comentário foi uma resposta ao de cima).

  • O que exatamente causou o problema?
  • > Parece que está causando polêmica porque essa Vocaloid tem 9 anos e a fizeram cantar uma música de conteúdo sexual.
  • Se você vai refazer algo com medo de críticas estrangeiras, para que serve ser criador?
  • > É porque envolve dinheiro, então não dá para resistir a isso, né?
  • Defina o personagem como tendo 20 anos. Facilitaria muito
  • Hoje em dia não dá mais para fazer música ignorando a “politicamente correto”?
  • > Se estiver disposto a não ter patrocinadores, dá para fazer o quanto quiser, não acha?
  • > Dá para ignorar, né? Existem muitas músicas semelhantes. É só decidir se vai ignorar ou aceitar, pensando na recepção internacional ou na imagem.
  • Ficar reclamando de tudo só deixa a convivência mais difícil e cria desconfiança mútua, não?
  • Isso que dá mexer com a cultura otaku sem entendê-la
  • O *Loli God Requiem* também foi super mal recebido no Ocidente, então não tem jeito
  • > Se aquilo foi aceito, por que isso aqui é imperdoável?
  • Será que violou alguma regra do YouTube ou da Vocaloid? Não dá para entender.
  • O que exatamente é o problema? Se isso não pode, então nenhuma fanart deveria ser permitida. Se quem defende a liberdade de expressão não proteger isso, o que vier a ser censurado depois não terá defesa.
  • A impressão é que insinuaram algo sexual demais? Mas, se isso não pode, muitos mangás e animes também seriam problemáticos. Talvez o mercado musical seja o único que ainda mantém um pouco de ética.
  • Os japoneses acham naturalmente que qualquer expressão sexual deixa as pessoas felizes. Isso é nojento.
  • É necessário se preocupar com o que os estrangeiros pensam?
  • Não há problema nenhum, então talvez lançar uma versão “inapropriada” logo no início fosse a melhor estratégia.

De qualquer forma a treta continua.

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube