Canais de React de Animes estão recebendo Strikes
Uma onda de canais de react de animes estão recebendo strikes em duas plataformas diferentes, no Youtube e também no Patreon. Na internet são vários os canais onde uma pessoa, uma dupla ou um grande grupo assiste um anime e grava sua reação.
No Youtube você encontra vários canais que publicam vídeos de reacts mais curtos que a duração do episódio, e cheio de marcas d’agua e tal para evitar problemas com direitos autorais.
Por conta disso esses canais se utilizam do Patreon, o Patreon é um site onde os fãs podem pagar para ver o conteúdo de um youtuber que eles gostam.
No Patreon vários Youtubers publicam os seus vídeos de reação sem cortes, com a duração total do episódio como você pode ver abaixo nesse canal (como eu não sou inscrito não aparece para mim).
Apenas pagando uma taxa mensal é possível assistir os vídeos no Patreon, porém até isso está acabando para esses Youtubers, pois até o Patreon de vários reacts estão sofrendo strikes.
Canais de React de Animes estão recebendo Strikes
Na últimas semana vários canais estão reportando que estão recebendo strikes por assistir animes como Shingeki no Kyojin, Naruto/Boruto, One Piece, One Punch Man, Kimetsu no Yaiba etc.
O canal Studio Gek que é sobre um grupo de amigos que nunca viu anime e que estão assistindo Shingeki no Kyojin pela primeira vez (e adorando), relatou que recebeu 3 strikes no Youtube e que estão pensando em uma forma de contornar a situação:
O canal de reacts AwakeProductions que é de uma garota, informou que o canal dela recebeu uma enorme quantidade de strikes por causa de Bleach, ela já criou um canal alternativo para quem quiser segui-la.
O canal da Animaechan que gosta de reagir a uma grande variedade de animes fez um vídeo falando sobre a situação no Patreon, onde vários perfis de canais de react de animes estão sendo suspensos da plataforma:
O canal JDanime que é de um casal publicou em suas plataformas que o canal será encerrado em uma semana devido a copyright de One Piece. Eles não sabem se vão continuar com os reacts se o canal for realmente deletado:
O canal Rice e Ginger, que é de um casal que está descobrindo animes, eles reagem a Shingeki no Kyojin, One Punch Man, mais recentemente ReZero, também sofreu problemas e eles publicaram que pretendem publicar seus reacts em um site próprio.
O canal Nani no Anime que é de 3 Youtubers recebeu DMCA por vídeos de react de JoJo, Naruto Shippuden e Kimetsu no Yaiba 2, e eles tiveram que apagar esses reacts.
O canal de react Re:animated comentou na publicação do Ruffsenpai (membro do Nani no Anime), e disse que o canal dele foi suspenso em vez de apenas ter os vídeos deletados, ele completa dizendo: “Não tentando ser aquele cara, mas todos que vejo sendo suspensos são negros” um usuário respondeu ele dizendo que a Animaechan teve o Patreon suspenso e ela é branca, outros que fazem react também.
That's crazy. Yeah, they suspended another creator too. Not trying to be that guy but everyone I'm seeing get suspended is black. I'll hold my tongue for now but if this continues to other black creators I'm on their ass.
— Re:animated (@ReanimatedYT) March 16, 2023
O Patreon deles voltou depois. Segundo listas que circulam por ai, esses são outros canais que foram afetados pelos strikes:
- Mario anime journey
- Wes and Steph
- TGL reacts
- Struckbybelz
- Double dragon broz
- Duk reacts
- Helwa
- Brianxstephanie
- AJ Rich
- Dwayne N jazz
- Jerzeyboyz
O que está por trás dos Strikes?
Segundo relatos do que eu pude encontrar, as duas empresas principais que estão aplicando os strikes no Patreon e no Youtube são a Viz Media e a Aniplex.
Obviamente as empresas estão no direito delas de proibir que os animes sejam distribuídos com seus episódios inteiros em serviços que é necessário uma assinatura mas muitos Youtubers de react reclamam desses strikes.
Alguns canais que receberam os strikes foram suspensos no Patreon mas muitos já voltaram. Outros no Youtube aguardam o fim de seus canais. Mais canais podem ser afetados também.
Tem print circulando em redes sociais de gente enviando e-mails a Viz Media informando nome de canais e que eles cobram taxa para assistir a eles reagindo aos animes.
ASSINE A VOCÊ SABIA ANIME, VIRE UM YUUSHA!! NAVEGUE NO SITE SEM PROPAGANDAS E RECEBA POSTS EXCLUSIVOS PARA MEMBROS! CLIQUE AQUI E SAIBA COMO.