Game Brave x Junction é Barrado no Ocidente por Garotas parecerem Crianças

O lançamento de Brave x Junction virou motivo de discussão nas últimas semanas, depois que o jogo foi oficialmente barrado na Nintendo eShop do Ocidente. A decisão pegou muitos fãs de surpresa, já que o RPG foi lançado normalmente no Japão e em outras plataformas sem qualquer problema. Agora, a comunidade quer entender por que a versão ocidental do game não recebeu aprovação.
A editora Rideon Japan confirmou que a Switch eShop da América do Norte e da Europa classificou parte do conteúdo como “sexualmente problemático envolvendo crianças”, o que impede o jogo de aparecer na loja.
Segundo a empresa, Brave x Junction é um RPG baseado em blackjack, lançado originalmente em outubro de 2025. A proposta do game mistura batalhas de cartas em turnos com uma estética de fantasia clássica, onde o jogador derrota monstros apelando para estratégia e leitura de mão.
Nada explícito é apresentado no jogo; inclusive, no Japão ele recebeu classificação etária 15+ pela CERO. Ainda assim, alguns personagens possuem roupas reveladoras e artes sugerindo derrota, o que provavelmente influenciou a decisão da Nintendo no Ocidente.
Eles viram as cenas abaixo e pronto, foi motivo para barrar o game.

Apesar disso, a versão de Brave x Junction já está disponível normalmente no PlayStation Store, Steam e na Nintendo eShop japonesa. O bloqueio afeta apenas a versão ocidental para Switch, deixando muitos jogadores confusos sobre a inconsistência entre plataformas e regiões.
A própria Rideon já havia sinalizado, no início de outubro, que havia um impasse no processo de avaliação ocidental, mas só agora confirmou que o lançamento realmente foi proibido.
Para explicar a situação ao público, os desenvolvedores publicaram imagens paródicas em que a personagem Maga é informada por um soldado que sua aparência foi classificada como conteúdo sexual envolvendo crianças. A personagem reage indignada, perguntando como decidiram que ela seria uma criança, deixando claro o tom de crítica da equipe. Em uma das imagens aparece um cartaz com a frase “Não toleramos conteúdo sexual envolvendo crianças”, reforçando o tema sensível da avaliação.



O que fica evidente é que os avaliadores do Ocidente consideraram que alguns personagens poderiam ser menores de idade, mesmo que essa não fosse a intenção do artista. A própria Rideon divulgou os dois visuais considerados problemáticos, mas não deu detalhes sobre possíveis revisões para tentar liberar a versão ocidental de Brave x Junction.
Apesar do game estar disponível para a Steam em inglês, vale ressaltar um adendo. O game possui a tag de “conteúdo sexual” na Steam, então você só consegue ver o game se você mexer nas suas configurações para ver games adultos.

O problema é que tirando essas artes das garotas, o game não tem nenhum conteúdo sexual. Tanto que um certo comentário de avaliação do game viralizou:
“O jogo é bom, mas por que a escolha estranha de classificar apenas uma imagem (a roupa da lutadora) como contendo nudez frequente ou conteúdo sexual, resultando na sua rotulagem como conteúdo adulto? Não há ninguém nu no jogo e ele não apresenta temas sexuais, o que me deixa confuso. Isso significa que menos pessoas verão o jogo e apenas aquelas com o filtro desativado esperarão conteúdo adulto, ficando decepcionadas ao constatar que não há nenhum.”
