Prefeitura de Botucatu censurou Ilustração de Devilman feito por Aluna para Exposição
Polêmica envolvendo Devilman Crybaby e a prefeitura de Botucatu, tudo começou porque a prefeitura de Botucatu censurou Ilustração de Devilman que foi feito para uma exposição em conjunto de várias escolas da região.
Uma das alunas resolveu fazer uma obra inspirada em Devilman Crybaby e a obra dela ficaria na exposição porém a prefeitura resolveu retirar ela a colocando em outro local, em e-mail enviado para os donos da arte, a prefeitura justificou dizendo que:
“[A ilustração] não é adequada para esse momento que vivemos de muito stress psicológico que inclusive possa atingir a mente das crianças com imagem forte simbolizando um diabo podendo trazer inclusive alguns transtornos aos mesmo de perturbação de seus sonos com pesadelos”
A ilustração foi inspirada no visual do anime Devilman Crybaby que está disponível na Netflix. Abaixo você confere a arte feita pela colegial e mais abaixo o visual do anime:
Prefeitura Justifica retirada da obra de arte
Após vários protestos de alunos, professores e agentes culturais contra a retirada da obra, a prefeitura de Botucatu justificou a retirada da ilustração de Devilman alegando que pela obra ser para maiores de 18, e crianças vão entrar na exposição, não seria apropriado ter elas ali.
“A Prefeitura de Botucatu, entendendo que o desenho é uma releitura de uma série com classificação indicativa para maiores de 18 anos e como a exposição será aberta para para crianças com classificação livre, dedicou por remover um desenho da exposição, sem prejudicar a ação completa, permanecendo a exposição aberta a todas as faixas etárias, sem restrições indicativas”.
A obra ficará exposta na Diretoria de Ensino de Botucatu em vez de ficar na Pinacoteca junto da exposição.
Prefeitura de Botucatu censurou Ilustração de Devilman e Revolta Internautas
Essas foram só algumas das reações dos brasileiros que viram essa notícia nas redes sociais:
“Parece o Vingador do desenho a Caverna do Dragão. Milhares de crianças assistiram ao desenho que nunca foi censurado”
“Devilman é uma obra linda e é uma das minhas favoritas. Uma obra que fala muito sobre empatia, esperança, intolerância, preconceito, altruísmo e amor pelo próximo.”
“impressionante, como a maré do retrocesso chega rápido. Aquela ironia de queimar os livros se aproxima…”
“Em que ano estamos??”
“Vamos retirar do mercado todas as capas de discos das banda de Black e Death metal então. É um absurdo a censura”
“Que tempos são esses?”
“Não vamos chamar de censura, vamos chamar de absoluto ato de intolerância”
“Inacreditável uma atitude dessa tomada por qualquer agente político no âmbito de um estado democrático de direito e laico. Que se venha a público retratar-se e corrigir essa inconstitucionalidade”
“E o português de quem escreveu o parecer contra a obra de arte? Socorro!”
“Que os representantes da educação jamais permitam censura! O retrocesso cultural é o mal desses tempos sombrios”
“me lembrou evangelion”
“Por isso me mudei de Botucatu, não pela cidade e seus habitantes mas sim por estes administradores da idade da pedra lascada”
A iniciativa é o resultado de um projeto integrador desenvolvido, de fevereiro a julho de 2022, pelas escolas da rede estadual de educação, da Diretoria de Ensino da Região de Botucatu, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Pinacoteca Fórum das Artes e OCA – Organização Corpo e Espaço.
Com entrada gratuita, a exposição poderá ser visitada, até 27/09, na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu. (Localizada na rua General Telles, 1040, Centro).
Ao todo foram vinte e uma escolas participantes, centenas de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de todas as áreas do conhecimento.
Arigas Archer