Mundo Anime

Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection

Compartilhe esse Post!

Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection

Kantai Collection é uma famosa série baseada em um jogo de Garotas Navios. Azur Lane, por sua vez, pode ser considerado um jogo nascido a partir de Kantai Collection, e até hoje, KanColle é bastante popular no Japão.

Porém temos uma controvérsia,

Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection

O que aconteceu? Kantai Collection é um jogo de navegador gratuito desenvolvido pela C2Praparat. O jogo transforma navios reais em garotas de anime, e os jogadores assumem o papel de almirante, comandando as garotas navios em batalhas.

Uma das personagens, chamada Kikuzuki (imagem abaixo), é baseada em um navio destróier homônimo, utilizado pela Marinha Imperial Japonesa a partir da década de 1920.

Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection

Kikuzuki afundou em 1942, atacado pela Marinha dos Estados Unidos durante a guerra. Nesse contexto, existe no Japão a “Associação do Destroyer Kikuzuki”, gerida por ex-tripulantes do navio, familiares e voluntários. Essa associação alega possuir os direitos sobre o Kikuzuki desde novembro de 2017.

Eles enviaram uma carta de protesto à C2Praparat, desenvolvedora de Kantai Collection, alegando que, desde março de 2021, a associação é assediada por fãs do jogo, recebendo ameaças de morte, incêndio, objetos suspeitos deixados nas casas dos membros e difamações online.

Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection

Mas o que teria ocorrido em março de 2021 para desencadear tal comportamento por parte dos jogadores de Kantai Collection? Segundo a explicação da Associação Kikuzuki, tudo começou quando a organização abordou a conta oficial KanColle X (Twitter na época) em resposta a uma missão específica por tempo limitado no jogo.

O tweet foi excluído, mas era uma resposta à Operação Hinamatsuri de 2021, que incluía o uso de quatro contratorpedeiros da classe Mutsuki (à qual Kikuzuki pertence) como material para modernizar um Destroyer.

Dado que Kantai Collection se propõe a ser um jogo que celebra e presta homenagem às almas perdidas na guerra, a associação questionou o tratamento do personagem baseado no navio como material consumível.

Aparentemente, parte dos fãs de KanColle considerou ofensivo esse ato, levantando dúvidas sobre se a associação realmente detém os direitos sobre o navio ou se está fingindo para prejudicar o jogo e similares.

O tweet foi excluído um dia depois para proteger a segurança dos membros da associação, que começaram a receber interações caluniosas e ameaças de várias contas em diversas plataformas. A carta de protesto descreve esses atos como maliciosos, com os infratores até usando o Tor para manter o anonimato.

Vale ressaltar que a empresa responsável por Kantai Collection não se pronunciou sobre o caso, permanecendo em silêncio até o momento. Com a carta viralizando nas redes sociais, os fãs ainda não estão convencidos de que a associação realmente possui os direitos sobre o Kikuzuki.

A publicação no Twitter com a carta foi excluída da conta da Associação.

fonte Otakomu via Automaton Media

Mangás em promoção aqui.

BLACK FRIDAY para se tornar Membro do site, Saiba mais aqui e assine com 50% OFF