Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection
Kantai Collection é uma famosa série baseada em um jogo de Garotas Navios. Azur Lane, por sua vez, pode ser considerado um jogo nascido a partir de Kantai Collection, e até hoje, KanColle é bastante popular no Japão.
Porém temos uma controvérsia,
Associação de Navio diz que Recebeu Ameaças de Fãs de Kantai Collection
O que aconteceu? Kantai Collection é um jogo de navegador gratuito desenvolvido pela C2Praparat. O jogo transforma navios reais em garotas de anime, e os jogadores assumem o papel de almirante, comandando as garotas navios em batalhas.
Uma das personagens, chamada Kikuzuki (imagem abaixo), é baseada em um navio destróier homônimo, utilizado pela Marinha Imperial Japonesa a partir da década de 1920.
Kikuzuki afundou em 1942, atacado pela Marinha dos Estados Unidos durante a guerra. Nesse contexto, existe no Japão a “Associação do Destroyer Kikuzuki”, gerida por ex-tripulantes do navio, familiares e voluntários. Essa associação alega possuir os direitos sobre o Kikuzuki desde novembro de 2017.
Eles enviaram uma carta de protesto à C2Praparat, desenvolvedora de Kantai Collection, alegando que, desde março de 2021, a associação é assediada por fãs do jogo, recebendo ameaças de morte, incêndio, objetos suspeitos deixados nas casas dos membros e difamações online.
Mas o que teria ocorrido em março de 2021 para desencadear tal comportamento por parte dos jogadores de Kantai Collection? Segundo a explicação da Associação Kikuzuki, tudo começou quando a organização abordou a conta oficial KanColle X (Twitter na época) em resposta a uma missão específica por tempo limitado no jogo.
O tweet foi excluído, mas era uma resposta à Operação Hinamatsuri de 2021, que incluía o uso de quatro contratorpedeiros da classe Mutsuki (à qual Kikuzuki pertence) como material para modernizar um Destroyer.
Dado que Kantai Collection se propõe a ser um jogo que celebra e presta homenagem às almas perdidas na guerra, a associação questionou o tratamento do personagem baseado no navio como material consumível.
Aparentemente, parte dos fãs de KanColle considerou ofensivo esse ato, levantando dúvidas sobre se a associação realmente detém os direitos sobre o navio ou se está fingindo para prejudicar o jogo e similares.
O tweet foi excluído um dia depois para proteger a segurança dos membros da associação, que começaram a receber interações caluniosas e ameaças de várias contas em diversas plataformas. A carta de protesto descreve esses atos como maliciosos, com os infratores até usando o Tor para manter o anonimato.
Vale ressaltar que a empresa responsável por Kantai Collection não se pronunciou sobre o caso, permanecendo em silêncio até o momento. Com a carta viralizando nas redes sociais, os fãs ainda não estão convencidos de que a associação realmente possui os direitos sobre o Kikuzuki.
A publicação no Twitter com a carta foi excluída da conta da Associação.
fonte Otakomu via Automaton Media
BLACK FRIDAY para se tornar Membro do site, Saiba mais aqui e assine com 50% OFF