Artista de Mangá revela ter Baixa Visão após análise negativa de seu Mangá
Bunny Urasawa, que faz o mangá ”Mienai Watashi no Koi wa Fujiyuu”, fez uma thread no twitter sobre seu mangá e sua experiência de vida.
O que ocorreu é que Urasawa possui Baixa visão, cuja definição é “perda de visão que não pode ser corrigida por tratamentos médicos ou cirúrgicos ou óculos convencionais. Uma pessoa com baixa visão deve aprender a se ajustar a ela”.
O seu mangá, Mienai Watashi no Koi wa Fujiyuu, conta a história de uma garota que possui baixa visão, e é de romance o mangá.
Daí uma pessoa na internet, que fez uma avaliação do mangá, se dizendo ”que é uma pessoa que trabalha numa clínica oftalmológica”, afirmou que essa condição era fake.
【拡散希望】めちゃコミックで連載中の拙作「見えない私の恋は不自由。」について「有り得ない設定で、作者は目の病気についてちゃんと調べて描いているのか疑問」とのレビューが「眼科に勤務されている方」からありました。
本来レビューについて作者であるわたしがこのように→— ばにー浦沢@単行本発売中 (@bunnys_work) September 5, 2020
Bunny então disse:
“Eu desenhei este mangá na esperança de que pudesse ser um mangá romântico de entretenimento e ao mesmo tempo educar mais as pessoas sobre a Baixa Visão. Espero que possa espalhar a consciência de que as pessoas com esta condição existem na vida real”, tweetou Bunny. “Se alguém diz: ‘Trabalho em uma clínica de olhos e esta é uma história implausível’, então há uma possibilidade terrivelmente decepcionante de que isso possa levar as pessoas a desistir de ler por acreditar que esta história fictícia é baseada em uma mentira. A visão baixa da protagonista existe na realidade, e há muitas pessoas que sofrem desta condição. Eu também tenho a condição, portanto posso assegurar que não se trata de uma história inventada ou uma mentira. Espero que todos que se depararem com este trabalho entendam este fato”.
Muitos fãs vieram de Bunny vieram em sua defesa, falando que a pessoa que avaliou o mangá, apesar de declarar que trabalha numa clínica, nunca disse que era um optometrista.
Mas este caso faz a gente lembrar que no Japão existe o que chamamos de ”Hater reviewers”, que são várias pessoas que tem a única missão de fazer reviews ruins de obras, se passando por profissionais da indústria.