Anime

Otakus reagem a Shueisha processar a Cloudflare por causa da Pirataria

Otakus reagem a Shueisha processar a Cloudflare por causa da Pirataria

Uma ação anti pirataria mundial será iniciada em Abril deste ano, porém no que pode ser interpretado como uma prévia disso, é o processo que as editoras Shueisha, Kadokada, Kodansha e Shogakukan abriram contra a Cloudflare.

No dia 17 de fevereiro de 2022, o perfil oficial da editora americana Viz Media publicou um tweet com uma nota oficial da Shueisha, ao qual se lê dessa forma:

Nota Oficial da Shueisha sobre o processo

No dia 1º de fevereiro de 2022, a Shueisha junto da Kadokawa, Kodansha e Shogakukan, entraram com um processo contra a Cloudflare na corte de Tokyo buscando uma liminar contra a transmissão pública e reprodução de conteúdos de pirataria e
indemnização por danos. A quantidade de danos pedida é baseada em 1 trabalho de cada demandante, 4 milhões por um total de 4 trabalhos como uma reclamação parcial.

As 4 editores queixosas, juntamente com seus assessores jurídicos, repetidamente requeriram a Cloudflare sobre 9 sites específicos de pirataria que claramente infringem direitos autorais e o conteúdo infrator armazenados ilegalmente nesses sites:

  • interromper transmissões públicas através do servidor da Cloudflare;
  • interrompa o cache temporário dos servidores da Cloudflare no Japão; e
  • cancelar contratos com operadores de sites de pirataria que sejam claramente ilegais.

Apesar da Cloudflare ter respondido que iria tomar medidas sobre os sites em questão, a empresa recusou a dar explicações especificas sobre quais sites eles tomaram quais medidas.

Acima de tudo, é difícil acreditar que a empresa tenha tomado medidas efetivas quando os sites em questão continuam operando na mesma velocidade de comunicação de antes.

Além disso, a verificação técnica por especialistas mostra que há uma alta probabilidade de que os sites de pirataria ainda estão usando os serviços da empresa e o cache ainda é utilizado.

Com base no histórico acima e no reconhecimento da situação atual, as 4 editoras moveram uma ação contra a Cloudflare, buscando uma liminar contra a transmissão e reprodução pública de conteúdo pirata e indenização por danos.

A Cloudflare é um dos maiores provedores de rede de entrega de conteúdo (CDN) do mundo. Cloudflare fornece seu serviço para 9 dos 10 principais sites maliciosos de pirataria em termos de tráfego em dezembro 2021 (forneceu seus serviços para mais da metade dos 10 principais sites por muitos meses).

Otakus reagem a Shueisha processar a Cloudflare
Otakus reagem a Shueisha processar a Cloudflare

Os provedores de CDN configuram servidores de alta capacidade em várias partes do mundo e duplica (cache) o conteúdo dos sites contratados nesses servidores para distribuir os pontos de acesso
dos usuários, garantindo ao mesmo tempo a velocidade de comunicação dos sites, entregando dados do servidor mais próximo dos usuários. Os serviços prestados por provedores de CDN em vários países são reconhecidos como um dos serviços públicos indispensáveis para manter um ambiente de Internet confortável. Os principais provedores de CDN tomam várias medidas para garantir que a identidade do operador do site seja devidamente verificada no momento da assinatura do contrato e que o site não distribui
conteúdo ilegal ou injusto.

Por outro lado, o CDN da Cloudflare não limita um período de serviço gratuito e pode ser contratado com identificação insuficiente. Portanto, usando o serviço da Cloudflare, os operadores do site podem maximizar os benefícios dos serviços CDN, mantendo o provedor do servidor de origem e o endereço IP do operador em segredo. Devido a essas características, muitos operadores de sites de pirataria que não querem ser identificados estão usando
o serviço de CDN da Cloudflare.

Os servidores de origem e demais infraestruturas de comunicação utilizadas pelos sites de pirataria não possuem a capacidade de atender mais de 100 milhões de acessos por mês, mesmo sob a perspectiva de custos operacionais. Portanto, se o serviço de CDN da Cloudflare for descontinuado, será impossível ou extremamente
difícil para muitos sites maliciosos de pirataria operarem. Em outras palavras, o serviço CDN da Cloudflare se tornou indispensável para o funcionamento de muitos sites maliciosos de pirataria.

Por meio dessa ação, os 4 autores e seus assessores jurídicos gostariam de perguntar à sociedade se a atitude não cooperativa que a Cloudflare tem demonstrado nos últimos anos em resposta aos pedidos para a cooperação no combate à pirataria é apropriado para uma empresa responsável pelo serviço público de infraestrutura de telecomunicações.

Operar um site pirata é um ato criminoso. Para cumprir nosso papel de editora, confiamos os direitos em conteúdos que os autores dedicaram seu coração e alma para criar e distribuí-los de forma
maneira apropriada, a Shueisha continuará a tomar medidas rigorosas contra infrações, tanto criminais quanto Civil. Gostaríamos de pedir a compreensão e cooperação de nossos leitores e todas as partes relacionadas

Otakus reagem a Shueisha processar a Cloudflare por causa da Pirataria

A nota acima foi divulgada pela Viz, que é uma editora americana que publica mangás, foi feita no perfil deles no Twitter, então eu fiquei curioso para saber como foram os comentários.

Eu vou apenas transcrever algumas respostas abaixo, você é livre para entrar na publicação acima e ler, por você mesmo, as várias reações que essa notícia gerou.

“Droga, apenas se existisse uma forma de tornar mangás acessíveis de uma forma fácil pirataria não seria necessária”

“- Pare de piratear.
– Então nós dê forma de apoiar legitimamente
– Não”

“Você vai finalizar Reborn, Zatch Bell, Gintama, Kurohime, Straberry 100% que você cancelou e eu gastei dinheiro? Ou vai imprimir séries como Beelzebud, City Hunter, Nube e outros clássicos? Não? Então você nunca vai se livrar da pirataria”

“É bom ver algo sendo feito contra a pirataria e tal, mas como um ocidental, o que nós vamos fazer quando uma empresa cancela uma série? Nós investimos nosso tempo, dinheiro numa história que nunca será finalizada, e a alternativa não é muito prática, que é aprender japonês”

“Viz e Shueisha: Pirataria é ruim, nós estamos perdendo trilhões para scanlators

Viz e Shueisha: Vamos banis 2 capítulos de Ayakashi Triangle, dar NENHUMA explicação para nossos leitores e voltar como se nada tivesse acontecido forçando eles a lerem por scanlators”

“Digamos que vocês se livrem da pirataria, como nós vamos ter acesso a todo conteúdo não lançado oficialmente? Vocês não investem muito no ocidente”

“Governos estrangeiros não tem obrigação de ajudar a lei japonesa”

“Uau, então ao invés de licenciar e imprimir mangás para as pessoas comprarem, 4 empresas estão perdendo tempo, esforço e dinheiro no tribunal., GG”

“Talvez faça com que o acesso as séries seja mais fácil, eu tenho todos os volumes de JoJo que saíram, porém eu não consigo achar nenhum volume digital disponível no meu país sem recorrer a pirataria”

“Pessoalmente, os sites piratas ajudaram mais em vendas do que atrapalhou elas, eu comprei por volta de 100 mangás e light novels no último ano ou algo assim, e metade deles é porque eu vi em sites piratas primeiro”

“Que legal, então vá trabalhar naquelas traduções e licencas! Stone Ocean saiu uns 20 anos atrás e no estado atual não vai começar a ser publicado nos EUA até fevereiro de 2024. Vocês lembram daquela situação de publicação de One Piece em 2010”

“Então traduza todos os mangás para todos os idiomas disponíveis e dê meios legais para as pessoas terem acesso a elas”.

E tem muitos e muitos mais comentários, mas é basicamente isso, não sei quanto tempo esse processo vai levar mas vamos ficar de olho no que vai acontecer.


Olha isso! A Attack Comic Shop está SEMPRE com uma página onde mostra vários mangás, comics e novels com no mínimo 10% de desconto!

Clique aqui e enfim confira as ofertas deles!

Otakus reagem a Shueisha processar a Cloudflare por causa da Pirataria 1

Arigas Yuushas e Maous!

Por fim, MIL ARIGAS à todos os Yuusha e Maou que viraram membros no site da Você Sabia Anime e estão ou apoiaram o site.

Agora é possível ajudar diretamente a Você Sabia Anime, dessa forma trazendo ainda mais conteúdo para você, e se você não for membro Maou ou Yuusha considere virar um!

Ou você pode apenas doar para o pix [email protected], agradecemos imensamente toda ajuda!

Enfim vire Membro aqui você também e assim como eles, tenha seu nome em todos os posts!

Arigas Yuusha Eterno Souzuke
Arigas Yuusha Eterno Carlosfas
Arigas Yuusha Eterno Arkfire
✨ Arigas Yuusha Will
⭐ Arigas Yuusha Kagarashi
✨ Arigas Yuusha Andore
⭐ Arigas Yuusha Vitor Saggioro
✨ Arigas Yuusha Makise Kurissu
⭐ Arigas Yuusha Selrach
✨ Arigas Yuusha Brako2197
⭐ Arigas Yuusha Taipan
✨ Arigas Yuusha Wenderson999
⭐ Arigas Yuusha New Wave
✨ Arigas Yuusha GregoMacedonio
⭐ Arigas Yuusha Tgsilva
✨ Arigas Yuusha Kurama1221
⭐ Arigas Yuusha D4rk_ECYS
✨ Arigas Yuusha Akugami
⭐ Arigas Yuusha Kryohsz
✨ Arigas Yuusha Akari
⭐ Arigas Yuusha jackcalabresa
✨ Arigas Yuusha alltry
⭐ Arigas Yuusha shinibk201
✨ Arigas Yuusha EmiyaKirito
⭐ Arigas Yuusha clabsonssj2
✨ Arigas Yuusha Degustador de Harem
⭐ Arigas Yuusha dirocz
✨ Arigas Yuusha Rick
⭐ Arigas Yuusha Jaum
✨ Arigas Yuusha Nocte
Arigas Yuusha WiseWolf

E por fim arigas aos Maous!

✪ Arigas Maou hollow.ichiigo
❄ Arigas Maou XxGlaucioxX
✪ Arigas Maou Roxo
❄ Arigas Maou MrPanqueca

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube