Anime feito com IA Anunciado, Conheça Twins HinaHima
A IA na indústria de anime e mangá promete livrar os produtores do trabalho pesado e deixá-los cuidar apenas do lado criativo. Na verdade não é o futuro, e sim o presente, pois a IA já está atuando na indústria facilitando o trabalho dos criadores e fazendo com que os mesmos economizem mais tempo.
De acordo com um relatório do NHK World Japan, o anime e o mangá são uma grande parte da cultura japonesa, mas eles exigem uma grande quantidade de trabalho para serem produzidos. Com a IA assumindo o trabalho pesado, os humanos vão finalmente poder se concentrar apenas no lado criativo.
Anime feito com IA Anunciado, Conheça Twins HinaHima
Os produtores já estão trabalhando em animes feitos com IA. Eles acreditam que é possível entregar uma animação de alta qualidade produzida por IA. E em 13 de dezembro, a KaKa Creation, uma empresa com o foco na implementação de IA na indústria de anime, e a Frontier Works, anunciaram um anime feito com IA previsto para ser lançado na primavera do ano que vem, chamado Twins HinaHima.
A história gira em torno de gêmeas que produzem conteúdo para o TikTok e YouTube. Porém, existe uma grande revolta em cima desse anime pelo fato dele ser produzido por IA.
TwinsHinaHima é baseado em TikTokers japoneses reais e com uma proposta bem diferente do que já foi visto até hoje, porém a recepção do público já se mostra negativa pelo fato dos produtores terem usado IA para produzir a animação. Os fãs acreditam que de certa forma, muitos artistas estariam perdendo os seus trabalhos por causa da ferramenta em vez da mesma estar servindo como um auxílio pra encurtar o tempo de produção.
Voltando ao relatório da NHK, ele se concentra primeiramente no criador de mangás Yoshimi Kurata, de 70 anos, e na produção de seu mangá. Kurata observa que sua velocidade de desenho está diminuindo e, com o uso da IA, ele pode continuar produzindo mangás por mais 10 anos, em vez de cinco.
E então o relatório também menciona o estúdio de animação K&K Design, sediado em Nagoya, e seu uso de IA generativa na produção. O relatório mostra como o estúdio cria quadros de animação intermediários com a tecnologia, mas tem membros humanos da equipe verificando e corrigindo todo o material produzido com a IA.
Um membro da equipe entrevistado observa que os quadros de animação intermediários normalmente levam de uma semana a 19 dias, mas a IA encurta a produção para quatro a cinco horas.
”Nós sempre garantimos que um humano verifique, retoque ou adicione ao trabalho. Como criadores, não queremos depender muito da IA. No entanto, acreditamos que a IA pode economizar um tempo significativo, então podemos usar esse tempo para coisas mais criativas”, disse Hiroshi Kawakami, diretor do estúdio de animação.
via ANN