A História de Ryu Nakayama até se tornar Diretor de Chainsaw Man
Hoje vamos falar um pouco sobre a história de Ryu Nakayama no mundo dos animes. Nakayama é o diretor de Chainsaw Man, então, antes de o anime ir ao ar, que tal olhar para trás na sua carreira para vermos o que levou ele a se tornar o diretor do anime?
A História de Ryu Nakayama: Seu trabalho em Tantei Opera Milky Holmes, o pontapé inicial
No ano de 2010, Nakayama era um estudante universitário com cerca de 20 anos de idade. Ele nunca havia trabalhado em animes de TV neste momento e a única experiência de animação que ele tinha na época era postar uns gifs de animação no twitter. Até que um encontro casual aconteceu…
Tatsuya Yoshihara, um animador que trabalha no estúdio Actus, mandou um DM pro Nakayama no twitter, perguntando se ele gostaria de animar para o Tantei Opera Milky Holmes. Nakayama aceitou e este se tornou seu primeiro crédito como animador e o início de seu relacionamento próximo com Yoshihara.
Seguindo com a história de Ryu Nakayama, após entrar na indústria de anime, com a ajuda de Yoshihara, ele continou a animar séries como Nisemonogatari e Sword Art Online.
Depois que Nakayama se formou na Uni, ele se juntou oficialmente ao Studio Gainax em 2012, começando como animador intermediário e rapidamente subindo para a animação key.
Por volta de 2013 foi quando Nakayama mudou os estúdios da Gainax para a Tatsunoko Productions e o primeiro trabalho dele foi na opening 13 de Naruto Shippuden. A cena animada por ele em questão é quando o Tobi chuta o Naruto e ele cai. Bem em 1:01.
Algo interessante sobre a Tatsunoko productions foi que ela reuniu muitos animadores digitais em seu estúdio, como Shingo Yamashita, Ryo-timo, o já mencionado Yoshihara e muito mais. Nakayama também ajudou seu amigo da Uni, Shun Enokido, a ser contratado pela Tatsunoko.
Shun Enokido mencionou em uma entrevista que Nakayama o orientou muito em animação digital e ele pessoalmente pediu a Nakayama para apresentá-lo a Tatsunoko depois de ficar com cíumes ao ver a participação do Nakayama na opening 13 de Naruto Shippuden.
Na época, a animação digital não era usada de forma comum na produção de animação comercial, principalmente usada para fazer gifs de animação divertidos no twitter, mas os criadores da Tatsunoko Productions desafiaram esse sentimento com sua produção usando o sofware digital Flash como recurso.
Uma curiosidade legal é que durante as produções de Yozakura Quartet: hana no uta, um anime produzido pela Tatsunoko Productions, Tatsuya Yoshihara dirigiria o episódio 9 do anime.
Yoshihara confiou cerca de metade do episódio para ser animado pelo trio Ryu Nakayama, Shun Enokido e Takahito Sakazume (um amigo de Yoshihara). Cada um responsável por animar cerca de 40 cortes. É raro e arriscado confiar tantos cortes de animação a animadores relativamente novatos. Mas eles acabaram fazendo um bom trabalho.
O trio de Nakayama, Enokido e Sakazume continuaram trabalhando em conjunto sob a liderança de Yoshihara. Seguindo Yoshihara para projetos como o filme Hunter x Hunter The Last Mission onde Yoshihara foi diretor.
E então, em 2015, Nakayama recebeu sua primeira oportunidade como artista de storyboard em Yatterman Night episódio 4. Essa chance foi dada a ele por Yoshihara, que era o diretor da série de Yatterman Night. Nakayama foi responsável pelo storyboard/animação das cenas de ação do episódio.
Em 2016, Nakayama assumiu o cargo de animador principal da série Macross Delta e esse anime é onde Nakayama faria sua estréia como diretor de episódios, onde dirigiu o encerramento de Macross Delta.
A partir desse ponto, Nakayama começaria a acumular cada vez mais experiência em papéis de direção, começando como diretor de animação de ação em Sword Art Online: Ordinal Scale, trabalhando ao lado de seus parceiros Shun Enokido e Takahito Sakazume.
Nakayama teve sua segunda oportunidade como diretor de episódios em Gamers! Ele dirigiu a abertura do anime e convidou vários amigos para animar, como os já mencionados Enokido, Sakazume e Yoshihara.
A próxima produção de direção de Nakayama foi no primeiro encerramento de Black Clover, do qual Yoshihara foi o diretor do anime. Nakayama realmente solou todo esse final, o que significa que ele não apenas dirigiu este episódio, mas também foi o único animador pro encerramento.
Já em 2019, Nakayama fez sua estreia como diretor de episódios adequado para o episódio 16 de The Rising of the Shield que é quando Naofumi, Raphtalia e Filo enfrentam um dinossauro muito doido. A maior parte de ação nesse episódio foi animada pelo próprio Nakayama.
Ainda em 2019, Nakayama dirigiu outro episódio, FGO Babylonia 16, e depois dirigiu um vídeo clipe para o artista musical EVE.
O Babylonia ep 16 é cheio de ação, o que é a especialidade de Nakayama, mas também tem algumas cenas emocionais, mostrando como Nakayama pode ser ótimo em dirigir cenas emocionais e espetáculos de ação.
Passando para o ano de 2020, o ano em que Nakayama chamou a atenção de um produtor de animação do Mappa, Keisuke Seshimo. O papel do produtor de animação é gerenciar o cronograma de produção e recrutar animadores para trabalhar nos programas pelos quais são responsáveis.
Nakayama foi contratado pela primeira vez para animar o primeiro episódio de Jujutsu Kaisen, do qual Seshimo foi o produtor de animação.
Seshimo também recrutou Nakayama para dirigir o episódio 19 de Jujutsu Kaisen, que pode ser considerado um dos episódios mais impactantes do anime. Nakayama também trouxe Youshihara para ajudar nesse episódio.
Foi por volta de meados de 2020, quando surgiram rumores sobre uma possível adaptação em anime para Chainsaw Man. Portanto, podemos especular que foi aí que o Mappa recebeu uma luz verde para o anime e começou a procurar possíveis diretores para o anime.
Seshimo abordou o CEO do Mappa, Manabu Otsuka, recomendando o Nakayama. Foi provavelmente por volta do final de 2020, que Nakayama finalmente recebeu o cargo de diretor do anime de Chainsaw Man aos 30 anos.
Essa é a arte do Nakayama para o anúncio do anime de Chainsaw Man:
Vale destacar que, 30 anos é alguém muito jovem para um diretor. Para referência, a idade média de um diretor de anime é 42. Otsuka afirmou em uma entrevista que a pouca idade de Nakayama foi um dos fatores que contribuíram para a seleção de Nakayama.
Dizendo que gostava que Nakayama tivesse a mesma idade de Tatsuki Fujimoto, o criador original de Chainsaw Man. Fujimoto está na casa dos 20. Proporcionar oportunidade raras a jovens talentos é mesmo algo muito legal.
Depois de ser encarregado do papel estressante de estrear como diretor da série para uma adaptação da Shonen Jump altamente antecipada, Nakayama chamou seu mentor e amigo para ajudá-lo nessa adaptação, Tatsuya Yoshihara, que será o diretor de ação de Chainsaw Man.
…
A Attack Comic Shop está com mangá originais em japonês disponíveis em seu site agora. Clique aqui e veja todos os mangás
Gostou desse post? Nos ajude a trazer mais se tornando um Yuusha ou Maou, Apoie a Você Sabia Anime e tenha acesso a postagens exclusivas aqui no site. Clique Aqui. Ou doe para [email protected]