Alguns fãs Consideram o Episódio 5 de Spy x Family Filler
O que você entender por “Filler” em um anime? Ao menos para mim, eu sempre acreditei que filler (em relação a animes) era um conteúdo original que não tem no material base que o anime colocava para enrolar sem alterar a história principal.
Um exemplo clássico, Naruto, muitos episódios de Naruto são fillers, simplesmente histórias inventadas e que não existem no mangá original feitos apenas para encher linguiça até que o anime pudesse voltar a seguir a história do mangá.
Dada essa introdução, após a exibição do episódio cinco de Spy x Family eu me deparei com comentários no Twitter e no Youtube de que esse episódio é “Filler” e sendo sincero eu fiquei sem entender, porque filler?
O episódio 5 começa com a família Forger indo ver o resultado da escola, Anya não passou mas ficou em 1º na lista de espera, 3 dias se passam e ela recebe uma ligação dizendo que ela passou. Como comemoração, eles comem um pouco e como uma recompensa para a Anya, eles vão até o Castelo brincar de resgatar a Princesa com ela.
Tudo isso tem no Mangá original de Spy x Family:
O episódio 5 segue fielmente o mangá, eles veem o resultado > Anya na lista de espera > 3 dias depois a ligação > comemoração e recompensa para a Anya por ter passado na escola.
O que o anime fez foi expandir a parte da brincadeira do Castelo, no mangá dura só algumas páginas, 5 ou 6 ou algo assim, no mangá eles vão pro castelo, Anya reclama que não tem ninguém, agentes são chamados, e o Loid tem que salvar ela da bruxa Yorticia e do vilão.
O anime seguiu exatamente a mesma história do mangá, porém adicionou mais coisas, botando uma comunicação entre o Loid e os agentes, mostrando a Anya sendo levadas, sequências de ação etc. Inclusive digo ainda que a versão do anime ficou melhor que o mangá. A brincadeira no mangá foi meio rushada.
Mas voltando ao assunto “filler”. Eu devo ter perdido alguma coisa, mas atualmente tem muita gente que considera episódios, mesmo que seja uma adaptação fiel do material original, que não segue a história principal, filler.
Sim, estão considerando o presente da Anya de brincar com ela por ter passado na escola como filler porque isso não faz o plot andar. Então o que eu li é que, se não fez a história andar, mesmo que esteja no mangá original, é filler.
Anteriormente eu fiz uma lista citando 5 animes que respeitaram o material original (que no caso dessa lista eram todas adaptações de light novels), e citei Eighty Six e Sekai Saikou no Ansatsusha. O que esses dois animes fizeram foi além de adaptar o material original, expandiram ainda mais a história, adicionando coisas novas.
Spy x Family também está fazendo isso, ele está adaptando os capítulos num ritmo bem lento e adicionando mais cenas, isso não foi feito apenas nesse episódio não, acho que eles adicionaram mais cenas pro contexto ficar melhor em todos os episódios até agora.
Por exemplo, no mangá, a Anya pede por vilões no castelo, mas os vilões nem aparecem fazendo nada, se fosse igual ao anime não faria sentido, então foi bom eles terem adicionado as cenas a mais. Spy x Family tem muitos desses momentos em família, se o povo for considerar todos esses momentos como “filler” porque não está seguindo o plot principal que é a missão do Loid, é melhor nem ver.
Isso é o que eu acho sinceramente, não considero filler, filler tem uma conotação de que é algo ruim também, quando o anime expande e melhora a história do material original, ao menos eu não considero como filler, pois é algo bom que enriquece a história. Mas o que você acha? Para você foi filler?
Como mencionei no começo desse post, eu vi alguns comentando isso no Twitter e Youtube, eu decidi fazer esse post após ver os comentários nesse vídeo: