Yohei Sadoshima diz que os mangás japoneses estão desaparecendo no cenário mundial
Yohei Sadoshima recentemente deu uma entrevista para a rádio TOKYO FM, ele é o fundador da Cork, que é uma agência literária que representa mangakás, como o Chuya Koyama (de Space Brothers) e Moyoco Anno (de Sugar Sugar Rune).
Em sua entrevista, Sadoshima disse que ”O mangá japonês está desaparecendo no cenário mundial”.
…
Ele falou principalmente para a China, onde o mercado de quadrinhos na Web está crescendo e onde os quadrinhos chineses mais lidos são baixados cerca de 150 milhões de vezes. Compare isso ao Japão, disse ele, onde a escala para o sucesso é de mais de 10 milhões.
Sadoshima também disse que, devido à explosão dos quadrinhos chineses originais, não há mais interesse em licenciar mangás naquele país. Três ou quatro anos atrás, ele tentou vender licenças para mangás japoneses na China, mas foi informado que “seria um desperdício de dinheiro traduzi-los”.
Ele continuou observando que os quadrinhos chineses e coreanos costumavam copiar mangás japoneses, mas agora estão cheios de originalidade. Ele mencionou especificamente o fato de que os quadrinhos na web são escritos para serem lidos como um rolo vertical constante, adequado para telas de smartphones.
“Não se trata apenas de pegar quadrinhos e torná-los verticais”, acrescentou, “todo o método de expressão é diferente”.
Sadoshima terminou dizendo que a China e a Coreia continuarão melhorando seus talentos de criação de quadrinhos, e que os criadores de mangás japoneses precisam pensar em novos métodos, como adicionar cores, para manter a atenção do mundo.
O que vocês acham da declaração dele?