Suposto Ex-Funcionário Revela Treta entre Diretor e o Autor Original de um Anime de 2016

Nossa história de hoje começou no dia 25 de outubro, quando um perfil viralizou na internet com um simples tweet que alcançou 25 milhões de visualizações. Subete Hana publicou o seguinte:
“P: Por que há tantos autores originais que odeiam diretores que tentam colocar expressões criativas ou roteiros originais no anime?
R: Porque há muitos diretores e roteiristas que não têm a menor confiança e, quando o autor original lhes confia o anime, eles começam a agir como se fossem os criadores da obra (risos). O resultado é uma bagunça terrível.”
Esse simples tweet, descrevendo por que autores de mangás e novels não gostam de diretores e roteiristas de animes, viralizou e acendeu várias discussões online. E eis que um pequeno perfil viralizou ainda mais por responder Subete Hana.
Suposto Ex-Funcionário Revela Treta entre Diretor e o Autor Original de um Anime de 2016

O perfil SatZki se diz um “ex-funcionário” de um estúdio de anime e ele compartilhou uma história de 2016 ao qual ele disse que viveu. Ele conta:
“Sou um ex-funcionário de um estúdio de anime, houve um caso em que o diretor quis forçar certas ideias e expressões no anime em que ele tava trabalhando, sem compartilhar essas informações com o autor original. O anime foi transmitido assim mesmo, e depois disso o autor original ficou furioso e um grande problema surgiu.
A empresa cortou completamente a comunicação com o autor original, e todos os departamentos de produção e relações públicas foram instruídos a não entrar em contato com ele, criando um ambiente completamente isolado. Não posso dizer o nome do título, mas é de uma série da Jump.”

Ele fez outros tweets para dar mais detalhes do caso:
“A causa principal foi o diretor e o roteirista que tentaram forçar ideias e inserir referências de outros animes da emissora sem permissão.
O motivo do rompimento total com o autor original foi que, quando o anime começou a ser transmitido, eles perceberam que o conteúdo estava fora do planejado e virou um grande problema.
Além disso, esse mesmo estúdio teve um título muito famoso em que não conseguiram seguir o orçamento, o que fez com que o cronograma de produção ficasse extremamente apertado e a qualidade despencasse.”
Em outro tweet, nosso ex-funcionário fez uma correção, alegando que foi o autor quem cortou as relações:
“O autor original cortou relações não apenas com o diretor, mas com todo o estúdio de animação. Por isso, ninguém mais conseguiu se reunir com o autor para discutir o conteúdo da produção.”
Esse tweet viralizou muito e está sendo bastante comentado. Muitos até acham que já sabem qual anime ele está se referindo — seria D.Gray-man Hallow, que estreou em 2016 e foi produzido pelo estúdio TMS Entertainment.

Muitos começaram a comentar coisas como: “Se o que esse cara está falando é verdade, agora D.Gray-man Hallow faz sentido.” Pelos comentários que li, muitos dizem que a autora Katsura Hoshino detestou essa temporada do anime.
Eu não assisti ao anime D.Gray-man Hallow, mas vendo algumas reações, parece que uma das coisas que o estúdio quis inserir — e que a autora detestou — foram elementos de yaoi. Inclusive, muitos compartilharam a arte abaixo:

A ilustração acima foi feita pela equipe do anime e, segundo comentários que vi, muitos japoneses dizem que a autora simplesmente odeia essa ilustração. Vale ressaltar que D.Gray-man Hallow teve o lançamento de seus Blu-rays e DVDs cancelados na época.
De qualquer forma, há aqueles mais céticos, dizendo que não podemos acreditar no que um perfil desconhecido na internet diz e que, mesmo que essa história seja real, ele estaria quebrando contratos de confidencialidade ao revelar informações sensíveis.
Vamos ver algumas reações dos japoneses?
- Essas informações pela metade só acabam respingando em estúdios que estão trabalhando direitinho. Se for pra falar, tem que estar preparado pra contar tudo.
- Isso aí é só um funcionário raso tuitando fofoca de dentro da empresa. Esse lixo não é executivo nem nada — quem acredita nisso é idiota.
- Tem muita gente dizendo ser “animador”, “diretor” ou “ex-diretor”, mas muitas vezes é tudo mentira. Tem um monte de doido despejando delírios na internet.
- Teve aquele mangá em que o autor ficou puto com o anime e proibiu de lançarem o Blu-ray/DVD, né.
- Lembro que rolou até um papo meio “suspeito” de homossexualidade com D.Gray-Man
- Mas ninguém assistia D.Gray-man, né?
- De qualquer forma, se o autor se irritar, já era. Por isso é importante fazer os ajustes e avisar antes pra evitar isso.
- Se o estúdio ignora a vontade do autor e sai fazendo o que quer, claro que vai dar problema.
- Acho que não é D.Gray-man, não.
O que você acha desse assunto?
