Curiosidades

Staff do Anime de Bocchi queria Fazer mais Mudanças, mas Autora não Deixou

Compartilhe esse Post!

Staff do Anime de Bocchi queria Fazer mais Mudanças, mas Autora não Deixou

Devido a toda controvérsia envolvendo Bocchi the Rock, ressurgiu uma entrevista que a Erika Yoshida deu a Shonen Jump Plus no ano passado, aonde ela falou nessa entrevista sobre as mudanças que ela fez no anime de Bocchi the Rock em relação ao mangá.

Abaixo você vai poder ler os trechos dessa entrevista, só queria destacar aqui antes algo que ela conta, pois parece que a produção do anime queria mudar mais cenas do mangá e a autora não deixou.

Staff do Anime de Bocchi queria Fazer mais Mudanças, mas Autora não Deixou

Bocchi The Rock EP 11

No trecho em questão Erika Yoshida menciona que tem uma interação entre Bochi e Nijika que funciona no mangá mas não no anime e por isso ela teve que adicionar falas a Nijika:

“É esse tipo de ajuste de fala que ajuda a preservar a mensagem e a atmosfera do original. No fim, é quase como “traduzir” a expressão do mangá para o audiovisual. O mangá tem recursos próprios — como a serialização e a estrutura em 4-koma — que não funcionam da mesma forma no anime. Às vezes, o que no mangá acontece na ordem “A→B→C”, no anime precisa virar “C→A→B” para fluir melhor em tela.”

Bocchi vence como Melhor Anime no Newtype Anime Awards 2022 a 2023

Erika Yoshida também confirma que a autora original participou das reuniões de roteiro:

“No caso de Bocchi the Rock!, o fato da autora original, Aki Hamaji, participar sempre das reuniões de roteiro ajudou bastante. Era possível discutir diretamente, mas claro que também havia limites: quando propúnhamos mudanças, às vezes ela dizia “isso não pode ser alterado de jeito nenhum”. Nesses casos, eu conversava com a equipe de direção e buscávamos outras soluções para preservar o espírito da obra. Esse trabalho em equipe e divisão de funções é parte essencial da produção audiovisual.”

Esse trecho é interessante por dois motivos, primeiro que ela confirma que a autora de Bocchi participou ativamente da construção do anime, e a segunda coisa é que eles queriam alterar ainda mais cenas em relação ao mangá.

Temos agora a confirmação que a autora bateu o pé em certas mudanças e aceitou outras, em outro trecho Erika Yoshida diz que quando ela propôe mudanças de história ao autor original da obra, ela faz de forma bem explicada, assim a maioria dos autores acaba concordando com as alterações:

anime bocchi the rock

“Por isso, quando proponho mudanças, faço questão de explicar a intenção. Explicando bem, muitas vezes o autor não só aceita, como ainda sugere novas ideias.

Como roteirista, acredito que é um processo natural: procurar refletir ao máximo a visão de mundo e o sabor do original dentro do anime.”

Erika diz nessa entrevista que ela sempre tenta manter contato com os autores originais para evitar situações desagradáveis. Mas enfim, o que tiramos dessa entrevista?

  • A equipe do anime queria mais mudanças mas a autora de Bocchi bateu o pé em certas cenas.
  • A autora de Bocchi foi convencida nas alterações que o anime fez, e aprovou essas mudanças.
  • Erika Yoshida disse que foi bastante clara nas suas alterações com a autora.

Você pode ler ou traduzir a entrevista completa aqui.