Anime Joystick

Steam atualiza regras para Conteúdo Adulto devido a exigências de Bancos e processadoras de Pagamento

Compartilhe esse Post!

Steam atualiza regras para Conteúdo Adulto devido a exigências de Bancos e processadoras de Pagamento

A Valve adicionou uma nova cláusula às regras na Steam para conteúdo adulto, o que pode impactar diretamente jogos com temáticas sensíveis. A modificação foi feita na seção “Regras e Diretrizes” da documentação do Steamworks e impõe que os desenvolvedores devem seguir os padrões estabelecidos por terceiros envolvidos no processamento de pagamentos eletrônicos, como bancos e redes de cartão.

Steam atualiza regras para Conteúdo Adulto devido a exigências de Bancos e processadoras de Pagamento

Pan Piano tem Arte do Canal feito por Artista Hentai

A nova cláusula diz:

“Conteúdo que possa violar as regras e padrões estabelecidos por processadores de pagamento, redes de cartão, bancos ou provedores de internet. Em especial, certos tipos de conteúdo exclusivamente adulto.”

Antes da atualização, a lista de proibições contava com 14 cláusulas, incluindo discurso de ódio, malware, conteúdo sexual com pessoas reais e qualquer tipo de exploração infantil. Agora, com a 15ª cláusula, a plataforma poderá remover ou impedir o lançamento de jogos que contrariem exigências de instituições financeiras e empresas de pagamento.

Apesar de não haver exemplos claros, tudo indica que a mudança nas regras da Steam para conteúdo adulto visa evitar conflitos com essas entidades.

Jogos adultos já começaram a ser removidos da Steam

steam remove games adultos

De acordo com dados do site SteamDB, diversos jogos foram removidos da plataforma nas últimas 16 horas (até 15 de julho de 2025). A maioria dos títulos retirados parece se enquadrar no gênero de “simuladores sexuais” com palavras-chave como “incesto” e “escravidão”. Curiosamente, um jogo de investigação inspirado em Ace Attorney, chamado Trails of Innocence, também foi excluído, mas pode ter sido uma coincidência.

Outros casos envolvendo conteúdo adulto e pagamentos no Japão

Nos últimos anos, diversas plataformas de jogos e mangás no Japão enfrentaram problemas semelhantes com processadoras de pagamento e redes de cartão de crédito (como a Visa e a Mastercard). Por incluírem conteúdos que iam contra regras não divulgadas dessas empresas, muitas acabaram perdendo a opção de pagamento com cartão, o que resultou em queda na receita e até no fechamento de sites, como o Manga Library Z.

Acredita-se que a atualização nas regras da Steam para conteúdo adulto seja uma medida preventiva da Valve para evitar esse tipo de problema. No entanto, como os critérios usados pelas empresas de pagamento não são públicos, desenvolvedores devem redobrar a atenção ao publicar jogos na plataforma.


Ajude a manter a Você Sabia Anime no ar! Faça uma doação via PIX para vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se um de nossos apoiadores acessando este link. Seu apoio faz toda a diferença!