Homem Ameaça Tacar Fogo em Templo por uso de IA

Um famoso santuário em Quioto, chamado de Kurumazaki, virou caso de polícia após um homem de 38 anos ser preso por enviar dezenas de e-mails com ameaças graves. O caso aconteceu entre os dias 23 e 27 de março, quando o suspeito enviou mensagens dizendo coisas como “Seu maldito santuário vai pegar fogo em um incêndio de causa desconhecida” e “Vou matar todos vocês”. As mensagens também incluíam imagens de chamas intensas.
Segundo a polícia de Quioto, o motivo da ameaça ao templo Kurumazaki foi porque o perfil oficial do templo nas redes sociais usou IA para criar uma arte (que você pode conferir abaixo):

O conteúdo gerou uma série de debates entre os usuários, divididos entre apoio e críticas ao uso da tecnologia para fins artísticos. O homem preso declarou às autoridades que ficou irritado com a postura do santuário, que ele considerou como sendo de apoio aos chamados “ilustradores de IA”.
No caso, o templo havia pedido para o Graham-san criar a arte da Miko usando IA, ao ficar sabendo do caso Graham-san fez a seguinte publicação em seu perfil:
“Estou realmente aliviado que a pessoa que fez as ameaças foi presa. Espero que ela receba a punição que merece. A motivação foi horrível, e ouvi dizer que alguém do Santuário Kurumazaki precisou ser hospitalizado por causa de tudo isso.
Nesse caso, acho que as pessoas que incitaram toda essa indignação contra o santuário também são responsáveis, mesmo que tenha sido apenas nas redes sociais. Por que o santuário teve que receber tantas críticas só por mudar a foto de perfil para uma ilustração feita por IA? Havia mesmo necessidade disso?”

“Eu mesmo passei por muito estresse por causa desse incidente. Fui chamado de criminoso, ladrão e responsabilizado por tudo isso. Mas agora, acho que está claro quem é realmente o culpado.
Sou muito grato à polícia por ter tomado uma atitude firme contra esse comportamento excessivo.
Mais uma vez, todos têm direito à sua própria opinião, mas se você expressa seus pensamentos com palavras que atacam os outros, é natural que seja responsabilizado. Por favor, pense nas consequências antes de atacar alguém de forma leviana.”
Além da ameaça em si o homem vai responder pelo crime de obstrução de negócios, já que as ameaças chegaram medo e prejudicaram as atividades do templo, que chegou a apagar a sua conta no Twitter.
O suspeito, que está desempregado e vive em Yasu, na província de Shiga, admitiu a autoria das mensagens e confirmou o motivo de sua raiva. “Fiquei irritado com a atitude de apoiar ‘ilustradores de IA'”, declarou durante o interrogatório.
via Kyoto NP
Apoie a Você Sabia Anime via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro aqui. Ajude o site a continuar no ar!
