Akira Toriyama às Vezes Dormia apenas 6 horas por Semana

A dedicação de Akira Toriyama à criação de Dragon Ball era tão extrema que ele dormia apenas seis horas por semana para cumprir seus prazos. Essa revelação veio de seus antigos editores em uma entrevista recente no podcast japonês KosoKoso, apresentado por Kazuhiko Torishima e Yuji Horii, criador de Dragon Quest.
Akira Toriyama às Vezes Dormia apenas 6 horas por Semana

Durante a entrevista, Kazuhiko Torishima, Yu Kondo e Fuyuto Takeda compartilharam detalhes da exaustiva rotina de trabalho do mangaká. Para evitar atrasos na entrega dos roteiros e manuscritos para a Weekly Shonen Jump, Toriyama firmou um acordo com Torishima!
Se perdesse um prazo, teria que se mudar de Kiyosu para Tóquio. Determinado a evitar essa mudança, Toriyama nunca perdeu um prazo, mesmo que isso significasse sacrificar seu descanso. Já publicamos aqui recentemente como mesmo mal de saúde, Toriyama continuava a desenhar Dragon Ball.

Na época, máquinas de fax ainda não eram comuns, e Torishima precisava viajar duas vezes por semana para Haneda a fim de buscar os materiais. Quando os fax se tornaram mais acessíveis, ainda levou dois anos para que Toriyama aceitasse usar um.
Impacto na saúde de Toriyama
Assim como outros autores da Shonen Jump, Toriyama enfrentou sérias consequências de saúde devido às rigorosas exigências de produção. Ele chegou a relatar dificuldades para enxergar as cores dos semáforos ao dirigir, resultado da privacão de sono extrema.
Apesar disso, ele se recusava a se mudar para “um lugar sem horizonte visível”. Eventualmente, seu editor passou a programar prazos com dois meses de antecedência para aliviar a pressão.
Mesmo com todos os desafios, Akira Toriyama deixou um legado imensurável para o mundo dos mangás e animes, com Dragon Ball sendo um dos títulos mais icônicos da história.
