Shueisha Aumenta Pagamento de Mangakás
Os baixos salários na indústria de anime e mangá no Japão são bem conhecidos, mas a Shueisha, por meio de sua renomada publicação Weekly Shounen Jump, deu um passo significativo para mudar essa realidade. Em 18 de novembro, a editora anunciou um aumento expressivo nas taxas de manuscritos pagos aos artistas.
Shueisha Aumenta Pagamento de Mangakás
Os novos valores garantem um mínimo de 20.900 ienes (cerca de R$ 778) por página em preto e branco e 31.350 ienes (aproximadamente R$ 1.167) por página colorida, representando aumentos de 2.200 ienes e 3.300 ienes, respectivamente, em relação ao ano anterior.
Além disso, artistas que publicarem regularmente na revista terão aumentos progressivos e poderão negociar taxas mais altas caso recebam propostas de outras editoras.
Outro benefício inclui um pagamento inicial de 500.000 ienes para artistas aprovados para serialização, além de um contrato anual de exclusividade de 1 milhão de ienes.
Essas mudanças foram bem recebidas tanto por fãs quanto por profissionais do setor, com o mangaká Tamiki Wakaki, criador de The World God Only Knows, destacando que nunca recebeu valores semelhantes no auge de sua carreira em outra editora.
A iniciativa da Shueisha serve como um marco para a indústria, incentivando outras editoras a revisarem suas políticas de remuneração para melhor apoiar os criadores de mangás.
Fonte: Shueisha via Automaton
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- APOIE o Site virando Membro aqui e navegue no site sem propagandas!