Criador de NieR critica Censura das Processadoras de Cartão de Crédito
O criador das séries Drakengard e NieR, Yoko Taro, se posicionou recentemente sobre a pressão das processadoras de pagamento ocidentais em plataformas japonesas de conteúdo adulto. Em sua conta na rede social X, Taro compartilhou sua preocupação sobre a interferência das empresas de cartão de crédito no conteúdo produzido pelos autores.
Criador de NieR critica Censura das Processadoras de Cartão de Crédito
Ele afirmou que empresas de pagamento estão impondo restrições que vão além das leis locais, com capacidade de bloquear pagamentos para conteúdo adulto, o que, segundo ele, é um “perigo para a democracia”. “É como se controlando essas empresas de pagamento, fosse possível censurar a liberdade de expressão de outro país,” disse Yoko Taro.
Yoko Taro também mencionou que a situação atual vai além da censura ao conteúdo adulto, constituindo um risco real à democracia, já que o controle de empresas de pagamento pode impactar até a liberdade de expressão.
Esse debate foi acirrado pelo anúncio do fechamento do site Manga Library Z, plataforma que há 14 anos preservava edições digitais de mangás fora de circulação. A plataforma perdeu todas as suas opções de pagamento depois de enfrentar exigências de censura para remover mangás contendo certas palavras, tudo devido à pressão de empresas de cartão de crédito por transações envolvendo conteúdo adulto.
Além do Manga Library Z, outras plataformas japonesas como DLsite, Skeb, Fantia, Pixiv e Niconico, também foram obrigadas a adotar métodos de pagamento alternativos, como criptomoedas e opções exclusivas do Japão, devido às restrições de processadoras de pagamento. No entanto, esses métodos têm baixa adesão por parte dos usuários.
Para Yoko Taro, a influência das processadoras de pagamento sobre as plataformas é prejudicial não apenas pela censura a conteúdos eróticos legais, mas também pelo risco de comprometer a liberdade e a democracia de outros países.
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- APOIE o Site virando Membro aqui e navegue no site sem propagandas!