Mundo Manga

Autora YunJian está Presa por Driblar Censura Chinesa

Autora YunJian está Presa por Driblar Censura Chinesa

A escritora chinesa YunJian, conhecida pela novel “Application For Divorce” (离婚申请), foi detida por produzir obras danmei (ficção focada em romances entre homens) que escapavam dos filtros de censura chinesa. A pena para esse tipo de caso pode chegar a 10 anos de prisão.

Na China, leis rigorosas proíbem a produção e a obtenção de lucro com obras consideradas “impróprias” ou “obscenas”. Entretanto, a definição do que é considerado inaceitável muda constantemente, abrangendo temas como violência, insinuações de romance, afeto público (como beijos) e opiniões políticas. Além disso, muitas vezes, artistas são identificados por meio de denúncias anônimas.

Autora YunJian está Presa por Driblar Censura Chinesa

Em junho deste ano, a plataforma taiwanesa Haitang foi pressionada por autoridades chinesas, alegando evasão fiscal como motivo para acessar os dados dos autores que publicam na plataforma. Usuários da rede social Weibo afirmam que essa justificativa é comumente usada para perseguir escritores que divulgam conteúdos banidos e lucram com eles, mesmo quando publicam suas obras em domínios internacionais para escapar das proibições no país.

A repressão desencadeou uma migração de autores para outras plataformas, além da exclusão de livros e mudanças nas políticas do site Haitang. Houve também prisões de autores como parte dessa operação.

no dia 16 de outubro, a irmã de YunJian divulgou no Weibo o comunicado oficial da prisão da escritora, explicando que a acusação se enquadra no artigo 82, que trata da produção e distribuição de materiais obscenos com fins lucrativos. O post teve mais de 60 mil compartilhamentos e detalhou as dificuldades enfrentadas pela família, como a apreensão de toda a renda obtida por YunJian nos últimos anos.

Screenshot 5

A família contraiu dívidas para cobrir o valor correspondente aos ganhos da autora e tentar estabelecer uma fiança, além de pagar advogados. A irmã dela afirma que entendem que YunJian deve arcar com as consequências, mas se queixa de não poderem vê-la desde junho, já que apenas o advogado de defesa tem acesso à escritora.

“Ela sempre foi muito dedicada ao que fazia, mas agora cada palavra que escreveu se tornou a base para sua condenação. Não apenas todos os royalties estão sendo confiscados, mas ela também enfrentará uma longa prisão e pesadas multas.”

A pena de YunJian pode ser ampliada devido ao alto número de acessos em seus livros. Apesar de algumas visualizações não terem gerado renda direta, o fato de suas obras ultrapassarem 250 mil visualizações é considerado agravante e pode contribuir para uma sentença de até 10 anos de prisão.

Usuários do X (antigo Twitter) e do Weibo questionaram a severidade das punições para autores, comparando-as com penas mais brandas aplicadas a crimes violentos, segundo informações que usuários tem divulgado, uma pessoa que estupra a outra pode ser condenada por até 3 anos na mesma China.

Fonte: Twitter e Mangas Brasil

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube