Mundo Anime

Gigante Coreana Kakao toma Medidas contra os Maiores Sites Piratas de Mangá

Gigante Koreana Kakao toma Medidas contra os Maiores Sites Piratas de Mangá

A Kakao Entertainment vem ficando famosa na luta contra a pirataria de seus webtoons, apesar de gerar controvérsias com suas abordagens. Em 2024, a unidade anti-pirataria da empresa, conhecida como P.CoK, começou a recompensar fãs de webtoons que denunciam piratas. Agora, no seu quinto relatório de combate à pirataria, a Kakao revela suas conquistas e ações legais contra três grandes sites de mangás.

Gigante Coreana Kakao toma Medidas contra os Maiores Sites Piratas de Mangá

Com a popularidade dos produtos digitais, principalmente aqueles distribuídos pela internet, a Kakao informa que enfrenta a dura competição de plataformas ilegais que oferecem o mesmo conteúdo gratuitamente. As estratégias de combate à pirataria variam de acordo com o produto e o público, mas muitas empresas estão se unindo em grupos como a Alliance for Creativity and Entertainment, para fortalecer a luta contra essa ameaça.

MangaDex será removido do Tachiyomi a pedido da Kakao Entertainment

No entanto, a Kakao adotou uma abordagem mais personalizada. Sua unidade anti-pirataria, P.CoK, se destaca por enfrentar diretamente os piratas, inclusive recrutando fãs de webtoons como “agentes secretos” em redes sociais para desmascará-los.

Resultados do primeiro semestre de 2024

O quinto relatório da P.CoK, que cobre o período de janeiro a junho de 2024, destaca vários avanços. A empresa informa que aprimorou seus sistemas de monitoramento e aumentou o alcance de suas operações, colaborando com governos, agências de direitos autorais e outros stakeholders.

Entre os esforços está a expansão do monitoramento para novos países, a criação de um sistema próprio de identificação de operadores de sites ilegais, e a realização de entrevistas com representantes da indústria para fortalecer a conscientização sobre direitos autorais.

Dubladores Ocidentais Reclamam de ter que Gravar Cenas Adultas

Durante o primeiro semestre de 2024, a P.CoK identificou 31 plataformas ilegais, resultando no fechamento de sete delas. Uma dessas plataformas foi o aplicativo de leitura Tachiyomi, que ganhou grande atenção quando foi temporariamente derrubado. A Kakao também emitiu avisos ao desenvolvedor do app, destacando a necessidade de maior conformidade com as leis de direitos autorais.

Ações legais em andamento contra grandes sites

O relatório detalha ações em andamento contra três grandes sites de mangás. Embora os nomes completos não sejam divulgados, as descrições fornecidas são suficientes para que muitos possam identificar ao menos dois deles. A Kakao, em parceria com o grupo anti-pirataria japonês CODA, está preparando processos conjuntos contra essas plataformas.

  • Site ‘M’: Reconhecido como o maior site de pirataria de mangás do mundo, o site ‘M’ ignorou repetidamente os avisos da Kakao. A empresa afirma ter identificado três operadores principais e está preparando uma ação legal conjunta entre Coreia e Japão para responsabilizar os envolvidos.
  • **Site ‘*scans’: Este site, gerenciado por um grupo de tradução de língua inglesa, ocupa um dos principais rankings globais de pirataria. A Kakao relata que a plataforma distribui ilegalmente webtoons traduzidos no YouTube e Facebook. A empresa que assumiu o controle do site está sendo alvo de uma ação legal, assim como os gerentes envolvidos na distribuição.
  • **Site ‘*manhua’: Um grande site chinês que distribui traduções ilegais pela China através de sites clones, o ***manhua ignorou vários avisos da Kakao. A empresa está preparando uma ação civil em colaboração com plataformas legais chinesas.

Vamos ver o que vai ocorrer nos próximos meses.

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube