Como foi o Primeiro dia do Julgamento do Incêndio da KyoAni
“Agora, olhando para trás, acho que fui longe demais”, disse Shinji Aoba, de 45 anos, no primeiro dia do julgamento do caso do incêndio da KyoAni, realizado na Corte de Kyoto, sala 101.
O juiz perguntou a Shinji se ele aceitava ou negava as acusações; ele respondeu com uma voz abafada: “Na época do incidente, pensei que não havia outra opção, mas nunca imaginei que tantas pessoas morreriam.”
Em nenhum momento durante o primeiro dia do julgamento ele pediu desculpas, e a todo momento ele recebia olhares dos familiares e dos sobreviventes das vítimas do incêndio que destruiu o estúdio da Kyoto Animation.
Como foi o Primeiro Dia do Julgamento do Incêndio da KyoAni?
Shinji Aoba chegou à sala do tribunal por volta das 10h33 da manhã, em uma cadeira de rodas. Ele vestia um moletom azul-marinho e usava uma máscara no rosto; seu corpo mostrava os sinais das queimaduras que sofreu.
Quando o promotor leu a lista das 36 pessoas que perderam a vida como resultado de suas ações, Aoba inclinou a cabeça para a frente e assentiu. Quando o juiz perguntou sobre a aceitação das acusações, ele leu suas respostas previamente preparadas, dizendo: “Não há erros.” Em seguida, assinou com dificuldade usando sua mão direita avermelhada.
Durante a leitura das declarações que foram iniciadas pelos promotores e pelos advogados de defesa, Shinji Aoba manteve sua cabeça inclinada para frente, sem olhar ao seu entorno, aonde estavam os familiares e sobreviventes. Durante a apresentação de evidências pelo promotor, como desenhos e vídeos mostrando a situação das vítimas, Shinji se inclinou para a frente em direção ao monitor e olhou fixamente as imagens.
A defesa contestou a capacidade de responsabilidade do réu na época do incidente, argumentando que ele poderia ser considerado inocente devido à insanidade mental ou, caso sua capacidade de responsabilidade fosse reconhecida, que ele estivesse em um estado de debilidade mental. Eles pleitearam uma redução da pena.
Por razões de segurança, oito painéis de acrílico foram colocados entre a bancada das testemunhas e a área da promotoria. Assentos foram reservados para os familiares, que ocuparam quase metade dos assentos disponíveis.
O julgamento do caso do incêndio da KyoAni será retomado no dia 6. A sentença será proferida no dia 25 de janeiro de 2024.
via LIVEDOOR News
Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix [email protected]
Leia Mais posts na Você Sabia Anime
- Novo anime de Naruto adiado para Melhorar Qualidade
- Japoneses Também Debatem Quem é o Personagem Mais Forte dos Animes
- Há uma forma correta de desenhar peitos grandes nos animes e mangás?